Pular para o conteúdo principal

Treta - Abrasel entende que drive thru para restaurantes continua sendo permitido, e pede maior clareza sobre decretos da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado



A Abrasel no Ceará, de acordo com interpretação jurídica, entende que o drive thru e take to go continuam permitidos para restaurantes, considerando:

- O artigo 5, parágrafo primeiro, inciso VII, do Decreto Estadual 33.574/2020, que dispõe que fica autorizado o deslocamento a estabelecimentos cujo funcionamento esteja autorizado nos termos da legislação;

- O artigo 1 do Decreto Estadual 33.575/2020, que determinar a prorrogação até o dia 20 de maio de 2020 as vedações e demais disposições do Decreto n.° 33.519/2020, e alterações posteriores;

- O artigo 1, inciso I, do Decreto Estadual 33.521/2020, que alterou o Decreto 33.519/2020 para permitir o serviços de drive-thru por restaurantes.

- Considerando que drive thru e take to go são espécies/modalidades de serviço de entrega.

"O decreto não diz que drive thru e take to go para restaurantes estão proibidos. Entendemos que, se algum estabelecimento for multado por isso, poderemos acionar a Justiça para anular eventual autuação. Destacamos que a falta de um detalhamento mais assertivo nos decretos está gerando várias interpretações e complicações no cumprimento da quarentena”, afirma Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel.

Segundo o presidente, a Abrasel tem orientado os seus associados a seguir respeitando os critérios de higienização e distanciamento social.

“Se é necessário endurecer as medidas, que isto seja feito com opinião e contribuições do setor produtivo. Podemos ajudar nesta força tarefa e gostaríamos de contribuir e ajudar nas decisões, de forma que tenhamos transparência e previsibilidade das ações que serão tomadas, para que possamos preparar o setor produtivo para as medidas que virão, de forma que possam minimizar seus prejuízos e serem também apoiadores e disseminadores das regras e assim podermos realmente ser efetivos”, afirma. 

Dados levantados pela Abrasel apontam que os estabelecimentos que têm estrutura de drive thru têm tido 70% do faturamento com o drive thru, e 30% com delivery. A atuação dos restaurantes têm contribuído, inclusive, para desafogar os supermercados, por suprirem a demanda por almoço, lanche e jantar, sendo que o drive thru é mais utilizado pelos clientes durante o dia, enquanto o delivery, à noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas