A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa com pesar o falecimento do 1º sargento João Vitor da Silveira Neto, 63. O PM ingressou na Corporação em 01 de junho de 1982 e desempenhou seu trabalho em prol da segurança do povo cearense. Atualmente, o militar estava revertido ao serviço ativo e lotado no Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP). O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição. “Que o criador console toda a família enlutada nesse momento de dor, e que as portas do céu estejam abertas para acolher o nosso guerreiro Sgt PM Vitor”, declarou o Capitão QOAPM Aldemir Vieira da Silva, Comandante da 2ªCia/BSP. VELÓRIO: Estrada da Malheita S/N.º Zona Rural de Paracuru-CE SEPULTAMENTO: 02/05/2026 às 9hs LOCAL: Cemitério Casa de Telha na Cidade de Paracuru-CE
#Ação Rápida #CPRaio #DHPP #PMCE
Diligências efetuadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) logo após o roubo seguido de morte (latrocínio) contra um policial militar, nessa sexta-feira (19), culminaram na apreensão de um adolescente em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. Além do menor, um segundo partícipe veio a óbito após trocar tiros com o PM vítima. O fato ocorreu no Cumbuco. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizaram os primeiros levantamentos sobre o crime.
O soldado PMCE Emerson da Silva Lima (30), que era lotado no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), veio a óbito após trocar tiros com dois suspeitos de roubo, que abordaram o profissional de segurança pública na praia do Cumbuco. Durante o fato, um dos indivíduos estava armado e tentou contra a vida do policial, que reagiu. Ambos foram lesionados. O policial militar chegou a ser socorrido, mas veio a óbito.
O suspeito lesionado foi identificado por Gabriel dos Santos Galdino (23), com antecedentes criminais por tentativa de homicídio e uso de entorpecentes. Ele morreu no local da ocorrência, onde foi apreendido um revólver calibre 38, com seis munições deflagradas. Em diligências pela região no intuito de localizar o comparsa dele, o CPRaio chegou ao adolescente de 17 anos, que foi apreendido em sua residência, na Rua Almirante Tamandaré, ainda no Cumbuco. O menor já possuía passagem pela Polícia por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde um ato infracional análogo ao crime de latrocínio foi lavrado. Em depoimento, ele confessou a participação, mas alegou que o Gabriel foi o autor dos disparos que vitimaram o policial militar.
Prisões e apreensões
Durante as ocorrências contra agentes de segurança, neste ano de 2020, 24 suspeitos já foram presos e apreendidos por participação nos crimes. Além das capturas, nove foram mortos após troca de tiros com a Polícia. “Apesar de diversas ações que realizamos nos últimos anos para proteger nossos policiais (melhores armamentos, Delegacia Especializada na DHPP para investigar crimes contra policiais, app com botão antipânico, dentre outras), que reduziram as mortes de policiais nos últimos anos no Ceará (chegamos a ter 26 e 27 em 2016 e 2017, para 13 em 2018 e 02 em 2019), esses crimes voltaram a se repetir nesse mês de junho. Da melhora vista nos últimos anos não há o que ser comemorado, só analisado com os números. Satisfeito só estaria se não tivéssemos mortes de nossos heróis”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.