Polícia Civil investiga o envolvimento de um guarda civil, que estava de folga, na morte de um jovem, de 21 anos, no último sábado (11) na Rodovia dos Imigrantes, em Diadema, cidade da região metropolitana de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança, o guarda "seguia com a sua moto pela Rodovia dos Imigrantes quando reagiu a uma tentativa de roubo, atirando contra os assaltantes". O jovem foi baleado. Segundo a polícia, os dois homens, atingidos pelo guarda, foram presos. Eles estavam em uma motocicleta roubada, que foi devolvida ao proprietário. Não há confirmação se o tiro que matou o jovem partiu da arma do guarda municipal. A investigação pela 3° Delegacia de Polícia de Diadema deve esclarecer as circunstâncias da morte. Painel do Ministério Público estadual registrou 34 mortes atribuídas a GCMs em 2024, das quais por 15 profissionais que estavam de folga, como no caso ocorrido em Diadema. O total de mortos por age...
.Governo do Ceará intensifica fiscalização para garantir cumprimento de protocolos e evitar aglomerações
9 DE JUNHO DE 2020 - 20:04 #Coronavírus #Covid-19 #Fiscalização #HRN #Retomada Da Economia #Sesa #Sobral #Vigilância Sanitária
Daniel Herculano Texto
Ascom Casa Civil Foto
Em live nas redes sociais, governador Camilo Santana também falou sobre a abertura de novo hospital de campanha em Sobral
O governador do Ceará Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (9) que o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, intensificou as ações de fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza, após a Capital entrar na Fase 1 do Plano de Retomada Econômica. Camilo listou também em sua transmissão ao vivo nas redes sociais que o Estado ganhou mais um Hospital de Campanha em Sobral, totalizando agora 218 leitos no HRN, sendo 114 de enfermaria e 104 leitos de UTI.
Fiscalização
O governador ressaltou a sua preocupação após ver algumas imagens de aglomerações em pontos comerciais de Fortaleza nos primeiros dias da fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. “O Estado e a Prefeitura tomaram a decisão de fazer inúmeras fiscalizações com Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, com a secretaria de saúde estadual, para garantir que o decreto e protocolos sejam cumpridos. Nós não voltamos à normalidade, nós continuamos em isolamento social em Fortaleza e no Ceará. Iniciamos essa semana o retorno por conta do decréscimo dos indicadores de saúde, com queda de ocupação nos leitos hospitalares e de UTI, a procura no sistema público de saúde, na diminuição de casos e óbitos por Covid-19″, disse o governador.
Contudo, Camilo lembrou que, para que essa flexibilização continue avançando, é preciso cumprir todas as regras e protocolos. Além disso, listou que muitas atividades seguem vedadas. “Vamos avaliar durante 14 dias o comportamento da cidade, monitorando os indicativos da saúde. É fundamental que as pessoas tenham consciência e sigam as regras. A retomada é muito importante, mas só avançará se houver a colaboração de todos. Sair de casa, só quando necessário, e usando máscara”, relembrou. O governador disse ainda que as lojas devem funcionar apenas com uma ocupação de 30% dos espaços físicos, e no máximo com 40% de funcionários nos estabelecimentos. “Nem tudo está autorizado. Escolas e academias de ginástica estão sem funcionar. É proibida a utilização dos espaços públicos e as aglomerações, bares e restaurantes continuam fechados, e o atendimento tem de ser feito por delivery”.
Hospital de Campanha
O governador também informou durante a transmissão que começou a funcionar, em Sobral, mais um Hospital de Campanha montado pelo Governo do Estado, exclusivo para tratamento de pacientes com Covid-19. O espaço, instalado no ambulatório do Hospital Regional Norte (HRN), conta com 42 leitos de enfermaria e atenderá pacientes de toda a região. Com a abertura da nova unidade de campanha, o HRN tem agora 218 leitos, sendo 114 de enfermaria e 104 leitos de UTI, todos exclusivos para pacientes com coronavírus.
“Continuamos trabalhando para ampliar a rede de leitos em todo o interior do Ceará. Já ampliamos na Região Norte, com mais 42 leitos em Sobral. Mas o atendimento primário, que tem feito a diferença em Fortaleza, está sendo replicado também no interior. Além disso aumentamos o atendimento do Samu em mais municípios, com mais bases e ambulâncias, sempre com a importante missão do atendimento emergencial e na transferência de pacientes graves para os hospitais pólo de cada região”, informou Camilo. O governador disse também que o crescimento do número de casos em alguns municípios da Região Norte preocupa, por isso a manutenção do isolamento social rígido em Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema.
Importância da consciência da população
O governador terminou a transmissão ressaltando a importância da consciência da população cearense, além dos donos de estabelecimentos comerciais que estão participando da reabertura gradual do comércio em Fortaleza. “Os shoppings e as empresas precisam cumprir todos os protocolos estabelecidos para continuar funcionando, manter os critérios de saúde e seguir com todas as orientações sanitárias. Sei que todos precisam trabalhar, mas temos de fazer isso com responsabilidade, senão corremos o risco de voltar tudo de novo. Vamos fazer da forma correta, respeitando o distanciamento e tudo que está no decreto, e assim conseguiremos retomar mais rapidamente a economia e restabelecer os empregos dos cearenses. Mas, acima de tudo, continuamos nos preocupando com as vidas dos nossos irmãos e irmãs cearenses”, finalizou o governador Camilo Santana.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.