Bola rola às 18h deste domingo, 25 Link para compartilhamento: Copiar Foto: Stephan Eilert/Ceará SC Líder de seu grupo na primeira fase do Campeonato Cearense 2026, o Ceará inicia uma nova etapa do Estadual na noite deste domingo, 25, às 18h. No estádio Presidente Vargas, o Vozão enfrenta o Ferroviário no primeiro clássico do ano para o Vozão, partida que abre a segunda fase para os dois clubes. Regulamento Nesta nova fase do Estadual, os classificados enfrentam as equipes do outro grupo na etapa anterior. Líder da chave B, o Ceará terá pela frente os três primeiros colocados do grupo A (Fortaleza, Ferroviário e Horizonte, respectivamente). Garantem vaga nas semifinais do Estadual os dois primeiros colocados de cada grupo. Na busca pela próxima fase, o Vozão disputa com Floresta e Iguatu, outros dois times que estiveram com o Vozão em seu grupo na primeira fase. Arbitragem Quem apita o clássico deste domingo é Luciano Miranda. Os auxiliares serão Renan Aguiar e...
O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6462) contra norma da Constituição do Estado do Ceará que prevê o quórum de 1/4 dos votos dos membros da Assembleia Legislativa para a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ministro Celso de Mello é o relator.
Segundo Aras, a Constituição Federal (artigo 58, parágrafo 3) estabelece que 33% dos votos são necessários para a instalação de CPIs. Com base no princípio da simetria e no pacto federativo, ele alega que as normas estaduais devem respeitar o percentual constitucional e que o desrespeito a esse alinhamento gera invalidação da Carta Estadual.
Na ADI, Augusto Aras cita entendimento do Supremo de que normas sobre separação dos poderes, tribunais de contas, comissões parlamentares de inquérito e processo legislativo são de reprodução obrigatória nas constituições estaduais, e diz que não é possível flexibilizar ou enrijecer essa regra.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.