Com a proximidade do período natalino, Juazeiro do Norte já começa a ganhar cores e luzes típicas da época. A Prefeitura iniciou a ornamentação das praças La Favorita, Praça da Bíblia, Menino Jesus e José Geraldo da Cruz. Nos próximos dias, a Praça Padre Cícero, um dos principais símbolos da cidade, também será ornamentada. A chefe de Gabinete, Sandrinha Cavalcante, explica que a preparação faz parte da abertura oficial do Natal de Fé, marcada para a próxima sexta-feira, 28. "A cidade de Juazeiro do Norte está se preparando para o Natal de Fé, que vai começar a partir da próxima sexta-feira, 28, e a cidade já está sendo toda ornamentada, se preparando para esse grande dia. Dia 28 será a abertura do nosso Natal de Fé e as praças da cidade já estão ganhando decoração natalina, assim como as nossas rotatórias e algumas avenidas. Entre essas praças está a Praça Padre Cícero, que é a principal praça da cidade, onde ganha mais decoração. É uma praça central, onde as famílias irão se c...
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10/5), a Operação "PARA BELLUM" com o objetivo de apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Estado do Pará, mediante contrato que se deu por dispensa de licitação, justificada pelo período de calamidade pública em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19).
A compra dos respiradores custou ao Estado do Pará o valor de R$ 50.4 milhões. Desse total, metade do pagamento foi feito à empresa fornecedora dos equipamentos de forma antecipada, sendo que os respiradores, além de sofrerem grande atraso na entrega, eram de modelo diferente ao contratado e inservíveis para o tratamento da Covid-19. Por tal razão, os respiradores acabaram sendo devolvidos.
A operação conta com a participação de aproximadamente 130 Policiais Federais, e com o apoio da Controladoria Geral da União e da Receita Federal do Brasil.
Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão nos Estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal, em cumprimento à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os alvos das buscas são pessoas físicas e jurídicas suspeitas de terem participação nas fraudes. Dentre elas, estão servidores públicos estaduais e sócios da empresa investigada.
As buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas e, também, no Palácio dos Despachos (sede do Governo do Pará), e nas Secretarias de Estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil do Estado do Pará.
Os crimes sob investigação são de fraude à licitação, previsto na Lei nº 8.666/93; falsidade documental e ideológica; corrupção ativa e passiva; prevaricação, todos previstos no Código Penal; e lavagem de dinheiro, da Lei nº 9.613/98.
O nome da operação vem do latim e pode ser traduzido como “preparar-se para a guerra” que, no caso da investigação, faz referência ao intenso combate que a Polícia Federal tem realizado contra o desvio de recursos públicos, especialmente em períodos de calamidade como àquele decorrente do novo Coronavírus.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.