Pular para o conteúdo principal

*Abraço virtual ao Farol do Mucuripe e lançamento do Podcast Farol da Sustentabilidade acontecem nesta quarta (29)*



Um ano após a criação do movimento “#AbraceoFaroldoMucuripe”, que cobra um projeto de restauro da edificação do Farol, dentre outras medidas, nada foi feito por parte do Poder Público. Segundo o presidente da Associação Profissional dos Geógrafos do Ceará (APROGEO-CE), Cândido Henrique, a restauração do equipamento ficou de fora do projeto de revitalização do local com investimentos de R$1,5 bilhões, anunciado pela Prefeitura de Fortaleza no ano passado.

“A única obra que pode ser vista é a de requalificação da avenida que dá acesso ao Farol do Mucuripe. O Farol em si está nas mesmas condições de deterioração... se não estiver pior”, explica Cândido.

Esse ano, em função do Decreto Estadual que proíbe aglomerações, o abraço ao Farol será realizado de forma virtual, com uma transmissão ao vivo do local, nesta quarta-feira, às 12h30. O evento ocorre no dia em que o mesmo completa 149 anos de inauguração do luzeiro giratório, em 1871.

“Vamos continuar cobrando o projeto de restauração do Farol e a instalação da Mapoteca Histórica e Geográfica de Fortaleza, pois acreditamos que, além do valor cultural e histórico que o equipamento representa para a cidade, é possível transformar o entorno em um ambiente turístico”, afirma Cândido Henrique. O podcast “Farol da Sustentabilidade” também será lançado durante o evento.

Além das obras de restauração, o movimento reivindica ainda a implantação de uma Mapoteca Digital no Farol, com o objetivo de resgatar o acervo de mapas seculares das terras cearenses que encontram-se espalhados em instituições e museus no Brasil e no exterior, como nos Arquivos Históricos Ultramarinhos de Portugal e no Archivum Romanum Societatis Iesu, em Roma.

Patrimônio
O Farol do Mucuripe é patrimônio tombado do povo cearense desde a década de 80 e cantado em verso e prosa por vários artistas locais, como na canção “Terral”. A ideia da construção de um farol na ponta do Mucuripe nasceu junto com a consolidação de da independência, em 17 de agosto de 1826, portanto, menos de quatro anos após o grito do Ipiranga em 1822, com a aprovação do plano do Farol do Mucuripe por Dom Pedro I.

Com traços arquitetônicos em estilo Barroco, o Farol permanece em pé como um guardião da história do Ceará em uma localização que por si só já era mencionada em relatos de navegantes ibéricos desde o século XV.

Serviço
Abraço virtual ao Farol do Mucuripe e lançamento do podcast Farol da Sustentabilidade
Data: 29 de julho de 2020 (quarta-feira)
Hora: 12h30
Local: Farol do Mucuripe. Avenida Vicente de Castro, s/n. Instagram: @aprogeoce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…