Capital Limpa e Ordenada: Agefis realiza mais de mil ações de fiscalização em novembro de 2025 Esta é a segunda etapa da operação. Ao todo, 1.282 fiscalizações foram realizadas e 875 irregularidades foram constatadas no mês Compartilhe: A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou, no mês de novembro, 1.282 operações de fiscalização. Os números fazem parte da segunda etapa da operação Cidade Limpa e Ordenada, iniciada em setembro, que tem como foco intensificar o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e reforçar o ordenamento do espaço público na Capital. Ainda no mesmo mês, a Agefis constatou 875 irregularidades e emitiu 1.030 documentos fiscais, sendo 454 autos de infração e 576 notificações. As equipes atuaram em áreas estratégicas da cidade, especialmente onde há maior concentração de grandes geradores de resíduos. Na primeira etapa da operação, encerrada em outubro, também houve forte atuação da Agefis, com 3.645 fiscalizações realizadas. Destas, 2.004...
*Abraço virtual ao Farol do Mucuripe e lançamento do Podcast Farol da Sustentabilidade acontecem nesta quarta (29)*
Um ano após a criação do movimento “#AbraceoFaroldoMucuripe”, que cobra um projeto de restauro da edificação do Farol, dentre outras medidas, nada foi feito por parte do Poder Público. Segundo o presidente da Associação Profissional dos Geógrafos do Ceará (APROGEO-CE), Cândido Henrique, a restauração do equipamento ficou de fora do projeto de revitalização do local com investimentos de R$1,5 bilhões, anunciado pela Prefeitura de Fortaleza no ano passado.
“A única obra que pode ser vista é a de requalificação da avenida que dá acesso ao Farol do Mucuripe. O Farol em si está nas mesmas condições de deterioração... se não estiver pior”, explica Cândido.
Esse ano, em função do Decreto Estadual que proíbe aglomerações, o abraço ao Farol será realizado de forma virtual, com uma transmissão ao vivo do local, nesta quarta-feira, às 12h30. O evento ocorre no dia em que o mesmo completa 149 anos de inauguração do luzeiro giratório, em 1871.
“Vamos continuar cobrando o projeto de restauração do Farol e a instalação da Mapoteca Histórica e Geográfica de Fortaleza, pois acreditamos que, além do valor cultural e histórico que o equipamento representa para a cidade, é possível transformar o entorno em um ambiente turístico”, afirma Cândido Henrique. O podcast “Farol da Sustentabilidade” também será lançado durante o evento.
Além das obras de restauração, o movimento reivindica ainda a implantação de uma Mapoteca Digital no Farol, com o objetivo de resgatar o acervo de mapas seculares das terras cearenses que encontram-se espalhados em instituições e museus no Brasil e no exterior, como nos Arquivos Históricos Ultramarinhos de Portugal e no Archivum Romanum Societatis Iesu, em Roma.
Patrimônio
O Farol do Mucuripe é patrimônio tombado do povo cearense desde a década de 80 e cantado em verso e prosa por vários artistas locais, como na canção “Terral”. A ideia da construção de um farol na ponta do Mucuripe nasceu junto com a consolidação de da independência, em 17 de agosto de 1826, portanto, menos de quatro anos após o grito do Ipiranga em 1822, com a aprovação do plano do Farol do Mucuripe por Dom Pedro I.
Com traços arquitetônicos em estilo Barroco, o Farol permanece em pé como um guardião da história do Ceará em uma localização que por si só já era mencionada em relatos de navegantes ibéricos desde o século XV.
Serviço
Abraço virtual ao Farol do Mucuripe e lançamento do podcast Farol da Sustentabilidade
Data: 29 de julho de 2020 (quarta-feira)
Hora: 12h30
Local: Farol do Mucuripe. Avenida Vicente de Castro, s/n. Instagram: @aprogeoce.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.