Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

*Crise do coronavírus é mais severa com negócios comandados por mulheres: empreendedoras se desdobram para superar um dos períodos mais instáveis da economia*



_Respondendo, muitas vezes, pelo sustento total da casa e dividindo-se entre as responsabilidades de cuidar dos filhos e dos negócios, elas são exemplo de garra e superação_

Embora os impactos negativos tenham sido sentidos por praticamente todos os setores da atividade econômica devido à crise do novo coronavírus, as mulheres empreendedoras enfrentam ainda mais desafios nos seus negócios neste período. É o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o estudo, elas foram as mais afetadas pela crise. A parcela de mulheres que tiveram de paralisar “temporariamente” ou “de vez” suas atividades é de 52%, frente a 47% dos homens.

Outra pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e pela Rede Mulher Empreendedora, com uma amostra de 1.165 entrevistas em todas as regiões do país, demonstra ainda que, em 21% dos casos, toda a renda familiar vem do negócio tocado por essas mulheres e que, em 17% deles, mais da metade do dinheiro que entra em casa é proveniente desses empreendimentos.

Presentes principalmente no setor de serviços (61%), na indústria (21%) e no comércio (17%), 21% das empresas chefiadas por mulheres tiveram de reduzir salários e cerca de um terço delas tiveram de demitir parte ou todos os funcionários devido às perdas de faturamento, fazendo crescer o percentual das empreendedoras que trabalhavam sozinhas, sem empregados. O número aumentou de 49% para 66% depois da pandemia, ainda de acordo com o estudo do Instituto Locomotiva e da Rede Mulher Empreendedora.

_*Barreiras sociais já são conhecidas das mulheres antes da pandemia*_

Em meio a esse cenário, ainda somam-se outras barreiras sociais e econômicas já bastante conhecidas das mulheres. Muitas delas ainda precisam se desdobrar entre as atividades da empresa e as responsabilidades com filhos, com a casa, e lidar com a pressão do sustento da família.

Roberta Pereira conhece bem a complexidade do empreendedorismo feminino. Mãe de dois filhos, de 14 e 18 anos, respectivamente, a empresária é formada em Gestão de Recursos Humanos e comanda a Bonjardim Ambiental, empresa de pequeno porte especializada em implantação de áreas verdes. Com um aguçado perfil de liderança, ela sempre esteve na linha de frente de todos os processos operacionais e burocráticos do negócio, priorizando e respondendo ainda pela gestão e condução saudável da equipe de colaboradores, o que, para ela, é parte primordial para a sobrevivência e o pleno funcionamento da empresa.

No início da crise, ela conta que a prioridade foi garantir os salários de todos os 17 funcionários. Atualmente, durante o período em que eles tiveram de ser afastados, devido à implantação do regime home office ou à suspensão temporária de contratos, o diferencial está sendo manter o contato e a proximidade com a equipe, explicando todas as decisões que estão sendo tomadas, quais serão os passos no plano de retomada das atividades, e procurando tranquilizá-los quanto ao momento de incertezas. “Nesse momento em que todos estamos distantes, continuamos tirando um tempo para ligar, saber como estão. Procuramos ter com eles o mesmo cuidado que teríamos com nossa família se estivéssemos distantes dela e o mesmo tratamento que gostaríamos que tivessem conosco, já que, na Bonjardim Ambiental, eles são parte da nossa história. Queremos que, quando eles voltem às atividades normais, continuem confiando na nossa empresa e se sentindo motivados”, pontua.

_*Suporte familiar*_

Além do cuidado com a equipe, sem o suporte presencial dos funcionários, Roberta acabou acumulando mais funções. Apesar de estar acostumada a se envolver e encabeçar todos os processos do empreendimento, o desafio foi administrar o tempo. Ela precisa contar com o apoio da sogra para cuidar dos filhos, que estão fora da escola por enquanto, devido à suspensão das aulas presenciais, enquanto arregaça as mangas ao lado do esposo e sócio Fabrício Pereira, para manter o serviço de delivery de itens de jardinagem, fazer o atendimento dos clientes, e acompanhar a operação de implantação e manutenção das áreas verdes em espaços contratantes.  

“A rotina mudou completamente, foram dias muito difíceis, com horas extensas de trabalho para conseguir dar conta de tudo que nossos colaboradores faziam. Isso só me reafirmou a importância de cada um deles. Precisei ainda ter uma conversa franca com meus filhos e minha família, pois eu e meu marido estaríamos mais ausentes e focados em manter a empresa funcionando. Minha sogra é minha rede de apoio e se encarregou de cuidar da alimentação e rotina de aulas online das crianças. A solução foi listar as prioridades e buscar apoio da família, já que a prioridade está sendo manter a empresa viva, que é a nossa fonte de renda e de nossos colaboradores”, explica a empreendedora.

Para Roberta, que atua há 10 anos como empresária, o mercado impõe barreiras para as mulheres em qualquer período e não somente nas instabilidades econômicas. “Já precisei trocar uma equipe inteira, pois os próprios colaboradores não aceitavam serem liderados por uma mulher. Hoje, no processo seletivo que é comandado por mim, já deixo essa situação clara”.

Ela acredita ainda que ter o suporte da família é um grande diferencial para a mulher que deseja empreender. “Ter ao seu lado um parceiro e pessoas que te incentivam a estudar, a crescer e vibram com seu sucesso, te tranquilizam quando as coisas não saem como você esperava é algo primordial, assim como temos de entender que está tudo bem não darmos conta de tudo sozinhas”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.