UFC inaugura piso intertravado no Campus do Pici fabricado com materiais sustentáveis Terça, 04 Novembro 2025 12:00 Escrito por Comunicação de Gestão O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, ao lado de outras autoridades acadêmicas, participou de evento de inauguração oficial de piso intertravado para pavimentação urbana na manhã dessa segunda-feira (3). O trecho experimental de 175 metros quadrados , com 25 metros de comprimento por 7 metros de largura, está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, em via de acesso próxima ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). O projeto envolveu uma iniciativa de cooperação científica internacional entre Brasil e Portugal, e parcerias com empresas privadas do setor de construção civil (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa) O pavimento foi desenvolvido por meio de uma pesquisa conjunta de estudiosos da UFC dos Programas de...
O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o pagamento do auxílio financeiro ao setor cultural. A MP nº 990/2020 foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

A Lei nº 14.017/2020, que instituiu o auxílio, chamada de Lei Aldir Blanc, foi sancionada por Bolsonaro no final do mês passado. As atividades do setor - cinemas, museus, shows musicais e teatrais, entre outros - foram umas das primeiras a parar, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus no país.
O texto da lei prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Os estados, municípios e o Distrito Federal serão os responsáveis pela distribuição dos recursos, de acordo com os critérios definidos na lei.
De acordo com a MP publicada hoje, os recursos serão liberados a partir da contratação de operação de crédito interna (contratos ou emissão de títulos da dívida pública). A MP tem força de lei a partir de sua publicação, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.
Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.