Polícia Militar do Ceará (PMCE), por intermédio de uma composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), prendeu um homem de 24 anos suspeito de tráfico de drogas na noite dessa quarta-feira (24), no bairro Canidezinho, em Fortaleza. Na ação, foram apreendidos cerca de 100 gramas de cocaína, aproximadamente 750 gramas de maconha, 25 comprimidos de ecstasy, 44 frascos de substância conhecida como “loló”, duas balanças de precisão, embalagens utilizadas para o acondicionamento de entorpecentes e a quantia de R$ 30 em espécie. A ocorrência teve início por volta das 18h, após os policiais receberem informes de que um imóvel abandonado localizado na Rua Lourdes de Leite estaria sendo utilizado como ponto de comercialização de drogas. Ao chegarem ao endereço indicado, um indivíduo tentou fugir para o interior da residência. Durante as diligências no local, os policiais localizaram diversos entorpecentes e materiais usados para o tráfico. Ainda d...
A ultima semana de julho no Ceará começa com condições de tempo estáveis, o que indica baixa probabilidade de ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado. Logo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta um predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro desta segunda (27) até a próxima quarta-feira (29).
Com as atuais condições de tempo, a Funceme alerta também para a ocorrência de baixa umidade relativa do ar, principalmente na parte centro-sul do Ceará, especialmente no período da tarde — quando as temperaturas são mais elevadas. No fim de semana, alguns municípios já registraram taxas consideradas de atenção como Crateús (20%), Tauá (22%) e Iguatu (24%).
A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica ainda sobre as diferenças desse fenômeno entre interior do estado e faixa litorânea. “Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”.
Ventos fortes
Com final da estação chuvosa, é possível perceber em todo o estado o aumento da velocidade dos ventos. “O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao nordeste do Brasil. E o segundo é a própria redução da nebulosidade. Nessa época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre esse sistema de alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios de sudeste fiquem mais intensos e constantes”, explica Sakamoto.
Nesta segunda, segue em vigor um aviso de vento forte emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha. “O aviso é para a área oceânica porém podemos ter rajadas de vento forte sobre o continente”, complementa.
Vale ressaltar que devido à falta de obstáculos na superfície do mar como montanhas e serras, as áreas oceânicas apresentam maior velocidade do vento do que o continente. Este cenário, especialmente na segunda metade do ano, torna o Ceará um dos principais destinos para a prática de esportes náuticos à vela como o windsurf e o kitesurf.
“Entretanto para os pescadores, os ventos fortes representam um risco pois, nessa época, além de serem mais intensos os ventos sopram em uma direção diferente: do continente para o oceano, dificultando o retorno do mar”, alerta Sakamoto. A meteorologista também relembra que as quedas de árvores e destelhamentos por conta das fortes rajadas são mais comuns nesse período.
No último fim de semana, a Funceme observou rajadas de vento acima dos 40 km/h em pelo menos seis municípios cearenses. Confira os principais registros:
– Iguatu: 42,48km/h
– Fortaleza: 41,76km/h
– Morada Nova: 41,76km/h
– Barbalha: 41,04km/h
– Tauá: 41,04km/h
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.