Bola rola às 16h deste domingo, 15 Link para compartilhamento: Copiar Foto: Felipe Santos/Ceará SC Carnaval de jogo decisivo para o Vozão. Neste domingo, 15, o Time do Povo enfrenta o Floresta no estádio Presidente Vargas, às 16h, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Cearense 2026. Toda a preparação alvinegra foi realizada no CT de Porangabuçu. Ao todo, foram cinco dias de treinamentos focados no duelo de logo mais. O apronto para o duelo ocorreu na manhã do sábado, 14. Campanha O Ceará chega à semifinal do Campeonato Cearense 2026 como líder geral da competição até aqui. Nas duas primeiras fases, 7 jogos, 5 vitórias e 2 empates. Dono do melhor ataque do campeonato, o Vozão marcou 16 gols. Regulamento O finalista oriundo do grupo B do Estadual (Ceará ou Floresta) será conhecido em dois jogos. Estará na decisão o time que somar mais pontos na junção dos dois jogos, com saldo de gols como critério de desempate. Em caso de empate nos pontos e do saldo...
A ultima semana de julho no Ceará começa com condições de tempo estáveis, o que indica baixa probabilidade de ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado. Logo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta um predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro desta segunda (27) até a próxima quarta-feira (29).
Com as atuais condições de tempo, a Funceme alerta também para a ocorrência de baixa umidade relativa do ar, principalmente na parte centro-sul do Ceará, especialmente no período da tarde — quando as temperaturas são mais elevadas. No fim de semana, alguns municípios já registraram taxas consideradas de atenção como Crateús (20%), Tauá (22%) e Iguatu (24%).
A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica ainda sobre as diferenças desse fenômeno entre interior do estado e faixa litorânea. “Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”.
Ventos fortes
Com final da estação chuvosa, é possível perceber em todo o estado o aumento da velocidade dos ventos. “O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao nordeste do Brasil. E o segundo é a própria redução da nebulosidade. Nessa época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre esse sistema de alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios de sudeste fiquem mais intensos e constantes”, explica Sakamoto.
Nesta segunda, segue em vigor um aviso de vento forte emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha. “O aviso é para a área oceânica porém podemos ter rajadas de vento forte sobre o continente”, complementa.
Vale ressaltar que devido à falta de obstáculos na superfície do mar como montanhas e serras, as áreas oceânicas apresentam maior velocidade do vento do que o continente. Este cenário, especialmente na segunda metade do ano, torna o Ceará um dos principais destinos para a prática de esportes náuticos à vela como o windsurf e o kitesurf.
“Entretanto para os pescadores, os ventos fortes representam um risco pois, nessa época, além de serem mais intensos os ventos sopram em uma direção diferente: do continente para o oceano, dificultando o retorno do mar”, alerta Sakamoto. A meteorologista também relembra que as quedas de árvores e destelhamentos por conta das fortes rajadas são mais comuns nesse período.
No último fim de semana, a Funceme observou rajadas de vento acima dos 40 km/h em pelo menos seis municípios cearenses. Confira os principais registros:
– Iguatu: 42,48km/h
– Fortaleza: 41,76km/h
– Morada Nova: 41,76km/h
– Barbalha: 41,04km/h
– Tauá: 41,04km/h
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.