Pular para o conteúdo principal

Prefeito Roberto Cláudio garante pagamento da 1ª parcela do 13º no dia 20 de agosto

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta sexta-feira (03/07), durante reunião com representantes de servidores municipais na Mesa Permanente de Negociação e uma comissão de vereadores, que a Prefeitura de Fortaleza vai garantir o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais da Prefeitura de Fortaleza.

O pagamento antecipado será efetuado no dia 20 de agosto, seguindo uma prática iniciada ainda no primeiro ano de gestão do prefeito Roberto Cláudio.

A primeira parcela equivale a 40% do 13º salário, ainda sem os descontos de impostos. A folha extra vai totalizar um montante de cerca de R$ 98 milhões, calculada com base na folha de pagamento do mês de julho, beneficiando 52.339 servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Na ocasião, o Prefeito também anunciou que o gozo de férias, com recebimento do terço, volta a ser liberado a partir do segundo semestre. A medida havia sido tomada para o reforço do custeio da Saúde, em virtude do enfrentamento a pandemia do coronavírus.

“A Prefeitura de Fortaleza continua empenhada em manter o equilíbrio das contas públicas, assegurando os compromissos com os servidores, graças ao diligente trabalho do nosso Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal de Fortaleza (Cogerffor), agora com uma preocupação extra por causa da pandemia”, afirmou o prefeito Roberto Claudio.

Somando a folha de pagamento do mês de julho, que será paga no dia 1º de agosto, com a primeira parcela do 13º e a folha do mês de agosto, que será paga no dia 1º de setembro, a Prefeitura de Fortaleza estará injetando na economia local mais de R$ 698 milhões, no período de 31 dias.

Avaliação positiva

A presidente do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, avaliou positivamente a decisão pautada por constantes diálogos entre a Prefeitura de Fortaleza e a categoria. “Estamos fazendo uma avaliação positiva da decisão. Nós não podemos sacrificar o servidor público pela crise econômica decorrente da pandemia. Reconhecemos que o prefeito Roberto Cláudio, ao apontar as datas e as garantias às quais temos direito, sinaliza esse esforço”, afirmou.

O deputado federal Idilvan Alencar destacou o reconhecimento da gestão municipal ao trabalho e à dedicação dos professores municipais. “Nós percebemos um esforço das contas públicas em um momento difícil pelo qual passa o Município. O prefeito Roberto Cláudio mostra apoio à classe e está garantindo um sagrado direito dos professores, que estão se desdobrando para realizar a educação não presencial da noite para o dia", disse.

O parlamentar parabenizou, ainda, a atuação da Secretaria Municipal da Educação. “A Educação de Fortaleza tem tido bons resultados. A atual gestão mudou o panorama para melhor. Eu me sinto muito feliz por participar e por contribuir com este momento”, acrescentou.

"É de extrema importância o diálogo dos Poderes Executivo e Legislativo com o Sindicato neste momento tão delicado em que estamos vivendo. Mesmo com tantas dificuldades, é com alegria que damos a notícia de que os professores poderão gozar de férias no mês de agosto, recebendo a remuneração no final de julho. Lembrando que Fortaleza foi o primeiro município a garantir o piso salarial da categoria. Juntamente com o 13° salário, outra reivindicação do Sidiute, são conquistas a serem celebradas, visto que a garantia dos direitos dos profissionais da educação é essencial para o exercício do trabalho diante dos empecilhos em decorrência da pandemia", avaliou o deputado estadual Queiroz Filho, presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas