Pular para o conteúdo principal

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda Afetados por logística ou doenças infecciosas têm direito

  Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília. “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro." O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem . Como solicitar A solicitação deverá ser feita por meio da  Página do Participante , no  site  do Inep, com  login  de acesso pela plataforma Gov.br. Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação d...

Prefeitura expande programa Sintonia para atendimento psicológico online dos profissionais da educação da Rede de Ensino


A Prefeitura de Fortaleza vai expandir o programa Sintonia de atendimento psicológico online. A partir desta quarta-feira (01/07), os profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Ensino também contarão com o suporte psicológico por meio da plataforma online. Os interessados devem acessar o site sintonia.sepog.fortaleza.ce.gov.br, responder ao formulário eletrônico, com preenchimento dos dados pessoais, indicativo dos motivos que levaram a buscar atendimento e sugestão de dia para o atendimento.

Desde maio, o programa Sintonia está disponível para os profissionais municipais das unidades de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O programa Sintonia é articulado pela primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e Educação. “As ações são desenvolvidas a partir dos três princípios básicos dos Primeiros Cuidados Psicológicos, que são: observar, escutar e aproximar. Com a ampliação do programa, vamos potencializar esse apoio aos profissionais da educação que atuam nas unidades de ensino da Rede Municipal para identificar reações de crises emocionais e intervir para o alívio de sintomas emocionais”, comenta a primeira-dama Carol Bezerra.

Com a ampliação do Sintonia, a expectativa é ofertar mais uma possibilidade de acompanhamento da saúde mental dos profissionais da Educação. De acordo com a titular da SME, Dalila Saldanha, a inclusão dos profissionais da educação que atuam diretamente na prestação de serviços à comunidade escolar é de extrema relevância, especialmente no retorno às atividades escolares presenciais após o isolamento social. "Compreendemos que esse momento exigirá um cuidado ainda maior com a saúde mental da comunidade escolar. Além disso, estamos  prestando um apoio psicológico e ações de cuidado a fim de superar os danos emocionais causados aos nossos profissionais ao longo período de isolamento social”.

Esta iniciativa atende também a uma reivindicação da categoria, apresentada por meio do Sindiute, para  que o município promova ações voltadas ao cuidado e saúde mental dos trabalhadores em Educação.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21 horas, e no sábado, de 14 às 16 horas. A sessão dura em média 50 minutos e é realizada por meio de links de chamada de vídeo ou voz – dependendo da preferência do profissional atendido.

São aproximadamente 100 psicólogos municipais capacitados para atuar no Sintonia. O psicólogo contará com uma equipe de supervisores e um psiquiatra de referência caso seja preciso interconsulta ou encaminhamento. Será possível também orientar, avaliar e realizar encaminhamentos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O atendimento psicológico online segue as normas da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 11/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.