Conquistas foram anunciadas após reunião com o Sindicato Apeoc, nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição Após se reunir com o Sindicato Apeoc, nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas anunciou que a mensagem que garante o piso nacional do magistério foi encaminhada para ser lida, na próxima quarta-feira (4), pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. O texto frisa a retroatividade dos valores de 5,4% para janeiro deste ano. O chefe do Executivo Estadual também garantiu concurso público para a categoria em 2026. “Temos muita gratidão e reconhecimento com aqueles e aquelas que tornaram a educação do Ceará uma referência para o Brasil. Muito obrigado a tudo que foi feito para a juventude cearense. Viva os professores e professoras do Ceará”, destacou Elmano de Freitas. O governador cearense também pontuou que outras reivindicações da categoria também foram atendidas após o momento de diálogo. “A promoção, referente...
A competição julgará pratos originais criados com ingredientes da culinária local
Comida regional, para muita gente, tem gosto de nostalgia, de “casa de mãe”. Mas se engana quem pensa que a culinária nordestina vive de passado. Ingredientes da nossa terra são usados a cada dia para novas receitas, seja por cozinheiros profissionais ou amadores. Este último público é exatamente o foco do concurso “A Comida Cearense que Virá”, lançado pelo Senac nesta sexta-feira.
A competição julgará pratos originais criados por pessoas interessadas na área, alunos de gastronomia e amadores, e que tenham como principais ingredientes insumos do Ceará. Para isso, os concorrentes terão de fazer suas receitas usando, no mínimo, três ingredientes de uma lista feita pelos organizadores da competição. As inscrições para o concurso acontecem de 17 a 31 de julho, através do site do Senac, onde também é possível acessar o regulamento do concurso.
Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac, explica que o concurso tem a intenção de refletir sobre o futuro da gastronomia cearense. “Buscamos incentivar a criatividade e criação de novos produtos que valorizem a comida cearense, pensando nas mudanças que já estamos vivenciando nos hábitos alimentares impostos pelo isolamento, cultura alimentar popular que passa de geração para geração e as novas possibilidades”, aponta.
Os participantes terão que criar um prato principal com foco na cultura alimentar do povo cearense e apresentá-lo aos jurados. Na primeira fase da competição, já na inscrição, essa apresentação será feita através de vídeo, em que o candidato deverá explicar o prato, o preparo e os ingredientes, além de falar sobre seu interesse pela gastronomia. Na inscrição, também deverá ser enviada uma ficha técnica com ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados.
Através desse material, a comissão julgadora selecionará cinco finalistas, que irão preparar suas criações para os jurados, no Senac Reference, no dia 21 de agosto, na grande final. Para avaliar os participantes, será reunido um corpo técnico formado por instrutores e cozinheiros das empresas escola do Senac CE, da área de gastronomia e um integrante do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA.
Durante o concurso, serão avaliadas questões como a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas. Os três primeiros colocados na competição, serão premiados com cursos e kit de livros do Senac, de acordo com a posição conquistada
Serviço
Concurso “A Comida Cearense que virá”
Edital e inscrições: https://www.ce.senac.br/concurso-de-gastronomia/
Período: de 17 a 31 de julho

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.