O Censo Escolar 2025, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra evolução no número de matrículas da educação profissional e tecnológica (EPT). Os dados apontam para um salto 68,4% em cinco anos. Em 2021, o país contabilizava 1.892.458 matrículas totais. Em 2025, esse número atingiu a marca de 3.187.976 alunos. Os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2025 foram divulgados na quinta-feira (26), em Manaus, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep. Políticas públicas O ritmo de crescimento da educação profissional e tecnológica (EPT) foi acelerado, principalmente a partir de 2023. Segundo o MEC, o aumento reflete a implementação de políticas públicas que buscam tornar o ensino médio mais atrativo e diretamente conectado às necessidades do mercado de trabalho. O ministro da Educação, Camilo Santana, aponta que o Programa Juros por Educação , criado em 2025, deve aumentar de vagas em cursos técnicos em to...
A competição julgará pratos originais criados com ingredientes da culinária local
Comida regional, para muita gente, tem gosto de nostalgia, de “casa de mãe”. Mas se engana quem pensa que a culinária nordestina vive de passado. Ingredientes da nossa terra são usados a cada dia para novas receitas, seja por cozinheiros profissionais ou amadores. Este último público é exatamente o foco do concurso “A Comida Cearense que Virá”, lançado pelo Senac nesta sexta-feira.
A competição julgará pratos originais criados por pessoas interessadas na área, alunos de gastronomia e amadores, e que tenham como principais ingredientes insumos do Ceará. Para isso, os concorrentes terão de fazer suas receitas usando, no mínimo, três ingredientes de uma lista feita pelos organizadores da competição. As inscrições para o concurso acontecem de 17 a 31 de julho, através do site do Senac, onde também é possível acessar o regulamento do concurso.
Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac, explica que o concurso tem a intenção de refletir sobre o futuro da gastronomia cearense. “Buscamos incentivar a criatividade e criação de novos produtos que valorizem a comida cearense, pensando nas mudanças que já estamos vivenciando nos hábitos alimentares impostos pelo isolamento, cultura alimentar popular que passa de geração para geração e as novas possibilidades”, aponta.
Os participantes terão que criar um prato principal com foco na cultura alimentar do povo cearense e apresentá-lo aos jurados. Na primeira fase da competição, já na inscrição, essa apresentação será feita através de vídeo, em que o candidato deverá explicar o prato, o preparo e os ingredientes, além de falar sobre seu interesse pela gastronomia. Na inscrição, também deverá ser enviada uma ficha técnica com ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados.
Através desse material, a comissão julgadora selecionará cinco finalistas, que irão preparar suas criações para os jurados, no Senac Reference, no dia 21 de agosto, na grande final. Para avaliar os participantes, será reunido um corpo técnico formado por instrutores e cozinheiros das empresas escola do Senac CE, da área de gastronomia e um integrante do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA.
Durante o concurso, serão avaliadas questões como a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas. Os três primeiros colocados na competição, serão premiados com cursos e kit de livros do Senac, de acordo com a posição conquistada
Serviço
Concurso “A Comida Cearense que virá”
Edital e inscrições: https://www.ce.senac.br/concurso-de-gastronomia/
Período: de 17 a 31 de julho

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.