A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...
Itens como máscaras, luvas, álcool em gel e sabonete líquido serão disponibilizados
A Petrobras vem atuando em diversas frentes à prevenção e ao combate ao Covid-19 e, esta semana, a LUBNOR - Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste iniciará a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e material de higiene para a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará e para o Posto de Saúde Odorico de Morais, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Serão doados mais de 16 mil itens, entre eles, 4750 máscaras cirúrgicas descartáveis, 2250 litros de álcool em gel 70%, 1700 óculos de proteção individual e 800 luvas de procedimentos, além sabonete líquido, aventais, e máscaras de proteção facial (face shield) e respiratória N-95.
“A parceria está no DNA da Petrobras e neste momento a solidariedade é fundamental na busca por soluções. Nossos esforços têm acontecido em parceria com a sociedade, com o Poder Público, Universidades e também com outras empresas parceiras. É hora de unirmos forças para passar por essa situação tão difícil que afeta a todos”, afirma o gerente geral da Lubnor, José Alexandrino Machado.
Os EPIs como máscara cirúrgica descartável, máscara de proteção respiratória, luvas, aventais de proteção e toucas são essenciais para a proteção de profissionais que atuam no atendimento a pacientes da pandemia de Covid-19. Assim como os itens de higienização das mãos e superfícies, como álcool 70 (líquido e em gel) e sabonete líquido.
A iniciativa integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus. A empresa destinará mais de R$ 30 milhões a doações para colaborar com a sociedade no combate à pandemia. Já doou 600 mil testes para diagnóstico de Covid-19, tipo RT-PCR, considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC); e 3 milhões de litros de combustíveis (gasolina e diesel) às Secretarias Municipais de Saúde, para abastecer ambulâncias, veículos de transporte de médicos e geradores de hospitais públicos e filantrópicos que atendem pacientes com Covid-19.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.