Mídia cearense - Audiência de rádio segue disparada em Fortaleza. FM 93 e Jangadeiro FM contam com os maiores volumes
Já a Jangadeiro FM 88.9 (popular/hits), emissora que passou a ocupar a primeira colocação geral em períodos importantes a partir de 2017 e tem acirrado a disputa já nos últimos cinco anos, aparece na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa. Detalhe importante: o volume atual de audiência da Jangadeiro FM é superior ao índice obtido pela FM em várias atualizações que contou com a 88.9 FM na liderança geral. Ou seja, a disputa entre as duas primeiras colocadas em Fortaleza está impulsionando a alta do FM cearense.
Dom Bosco FM 96.1 (religiosa/católica) e 89,9 FM 89.9 (popular/hits) aparecem na sequência dos principais períodos da medição, como no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também registrando volumes expressivos de audiência.
Mais destaques
A Logos FM 91.3 (religiosa/gospel) segue com o maior volume de audiência entre as FMs voltadas ao segmento evangélico da Grande Fortaleza, mesmo com a troca de frequência ocorrida em agosto do ano passado, quando a estação deixou a sintonia 102.3 FM (atual Jesus FM).
Na sequência, Fortaleza conta com duas emissoras de formato jovem/pop como Cidade FM 99.1 e Jovem Pan FM 94.7, comandadas pelo mesmo grupo de comunicação e que mantém índices expressivos. Os volumes atuais das duas FMs são superiores à várias atualizações feitas no período pré-pandemia. Já as posições em filtros gerais são estáveis.
Chama a atenção do mercado a posição da Atlântico Sul FM 105.7, emissora que tem evoluído de forma progressiva em comparação com as colocações ocupadas pela FM nos anos anteriores, hoje aparecendo em nono geral em períodos gerais e na liderança do formato adulto-contemporâneo.
Também é destaque o desempenho da Beach Park FM 102.7 (adulto/alternativo), rádio que está em seu atual canal desde 2018 e tem evoluído nas medições em relação à sua média histórica. Está próxima do top 10 em períodos de 06h-19h (segunda à sexta-feira). E a Jangadeiro BandNews FM 101.7 aparece como FM de formato jornalístico melhor posicionada em períodos gerais da medição.
A pesquisa sem "face to face"
Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.
Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.
A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Tudorádio.com
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.