Pular para o conteúdo principal

Saúde - Sífilis ainda acomete mais de 12 milhões de pessoas no mundo


A sífilis, assim como as outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), é considerada um problema de saúde pública e está entre as doenças transmissíveis mais comuns, afetando a saúde e a vida das pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, são mais de 12 milhões de pessoas acometidas a nível mundial.


Segundo o ginecologista, José Eleutério Jr, a sífilis é uma doença secular e tem um tratamento e diagnóstico relativamente simples, apesar de permanecer entre nós com alta frequência. “No Brasil, a doença tem apresentado uma incidência considerável, isso se deve primeiramente, ao aumento dos casos em si, ao comportamento das pessoas , o não tratamento dos parceiros, como também aos avanços e melhorias dos resultados dos diagnósticos”, explica.


As IST têm um impacto direto sobre a saúde reprodutiva e infantil, porquanto acarretam infertilidade e complicações na gravidez e no parto, além de causar morte fetal e agravos à saúde da criança. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – SESA, no ano passado, o Ceará chegou a registrar o maior número de casos de sífilis congênita de gestantes, em nove anos. Durante a gestação a mãe é notificada e entra em tratamento, o que pode evitar a contaminação da criança. Após o parto, mesmo em casos em que a criança não apresente sintomas, passa por exames e se confirmado, inicia tratamento. 


De acordo com Eleutério Jr. Homens e mulheres sem gravidez, devem procurar as unidades de saúde, caso apresentem algum sintoma. O acesso aos testes rápidos nas redes de saúde contribui para a realização de mais exames. A notificação é compulsória. “Esse processo permite que o Estado notifique e trate todos os infectados”, conclui. Não esqueça que o 3º sábado de outubro é o dia nacional de combate a sífilis e a sífilis congênita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas