Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

Secretaria da Educação do Estado do Ceará começa a avaliar as competências digitais de seus 12 mil professores


O objetivo da rede estadual é desenhar programas de formação continuada sob medida para os desafios que surgiram com a pandemia. A iniciativa tem a parceria do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

 

Mesmo antes da pandemia, a rede estadual de educação do Ceará já trabalhava com plataformas online de aprendizagem e muitos de seus professores tinham o hábito de usar equipamentos e recursos educacionais digitais em suas aulas. Apesar dessa experiência, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará sentiu o impacto da suspensão das aulas presenciais.

 

“Foi preciso montar uma força-tarefa para garantir que os 423 mil alunos matriculados em nossas 728 escolas continuassem estudando de suas casas. Esse esforço demandou muito aprendizado da parte dos professores e reforçou a necessidade de investirmos em programas de formação voltados ao desenvolvimento de competências digitais. Os docentes precisam aprender a utilizar com mais segurança as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, conta Vagna Brito de Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE.

 

Contudo, antes de desenvolver novos programas de formação continuada, a Seduc-CE quer entender exatamente como estão seus professores em relação a essas competências. Para isso, a rede estabeleceu uma parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e adotou a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, uma ferramenta online e gratuita desenvolvida pela organização para identificar os saberes e as capacidades que precisam ser estimuladas nos professores das redes públicas de ensino.

 

Desde o dia 30 de julho, todo o corpo docente da rede estadual cearense – em torno de 12 mil professores –pode acessar a plataforma e responder ao questionário. Ao todo, há 23 perguntas de múltipla escolha sobre o uso de tecnologias nas áreas pedagógica, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional.

 

A participação leva de 30 a 40 minutos e, ao final, gera um relatório individual para os professores entenderem como estão suas competências digitais (de um total de 12 avaliadas). “A Autoavaliação desperta nos docentes uma reflexão sobre suas trajetórias de formação e de desenvolvimento profissional e estimula uma postura mais autônoma nessas frentes. Com base nas indicações do relatório, eles entendem claramente quais competências estão bem desenvolvidas e quais ainda precisam ser trabalhadas”, explica Gabriela Gambi, gerente-executiva do CIEB.

 

“Já a rede de ensino terá acesso a uma devolutiva com dados agregados sobre os professores. Esse mapeamento tem um grande valor, pois permite à secretaria desenvolver programas de formação sob medida, tornando as ações mais eficazes e interessantes para os próprios docentes. A ferramenta traz para as ações de planejamento uma visão muito estratégica”, complementa Gambi.

 

Ações coordenadas

Além de utilizar a ferramenta Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, a Seduc-CE está realizando a pesquisa online “Os saberes docentes no ensino remoto emergencial: experiências no estado do Ceará”.

 

O objetivo do levantamento é apurar as condições de acesso dos professores a equipamentos e conectividade, como eles avaliam a experiência com os recursos educacionais digitais adotados, se eles têm interesse em programas de formação voltados ao desenvolvimento de competências digitais, entre outras questões.

 

A nossa expectativa com esse conjunto de ações é proporcionar uma oferta formativa condizente com as necessidades dos professores e da rede, bem como possibilitar o desenvolvimento de competências digitais necessárias para alcançarmos uma educação de qualidade, equânime e inclusiva”, informa Lima.

Os professores têm até 31 de agosto para responder a Autoavaliação. Para acessar, clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.