Pular para o conteúdo principal

12° Festival de Dança do Litoral Oeste será online

 

A programação conta com a participação de companhias como a Paracuru Cia de Dança, Cia Balé Baião, Arreios Cia de Dança e a Cia da Arte Andanças

O Festival de Dança do Litoral Oeste realiza a sua 12ª edição integrando interior e capital, dessa vez, em uma programação online transmitida pelo seu canal do Youtube. De 23 de setembro a 03 de outubro, o público vai conferir espetáculos de companhias de dança cearenses de Paracuru, Trairi, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Fortaleza e ações formativas; e no dia 09 de outubro, uma live com apresentação de espetáculos direto da Escola de Dança do Paracuru. A abertura acontecerá no dia 23, às 20h, com a exibição do vídeo sobre o Festival de Dança do Litoral Oeste 2019, que foi realizado em Itapipoca.

Na edição de 2020, o Festival traz o tema “Redes para dançar”, com o objetivo de aproximar e agregar o público em uma rede afetiva, a fim de manter viva e pulsante a dança gerada no Ceará. “A rede nos conecta, nos aproxima e agrega. Em rede desejamos nos manter, em rede desejamos nos fortalecer, somente em rede conseguiremos eliminar as distâncias desses difíceis contextos de pandemia e reclusão”, diz Gerson Moreno, um dos curadores do Festival.

"A cada ano reinventamos o formato com o intuito de traduzir a produção e criação da região e também conseguir trazer até a região outras éticas. Diante do cenário atual, a experiência digital nos possibilitará um novo olhar, um novo registro, mas com o mesmo objetivo de troca, difusão e continuidade", explica William Mendonça, diretor de projetos da WM Cultural.

A programação conta com exibição de 12 espetáculos, sempre às 20h, pelo canal do Festival no Youtube. À tarde, a partir do segundo dia, acontece a “Conversa ao pôr-do-sol”, uma conferência virtual, das 16h às 18h, integrando artistas e públicos sob mediação de um convidado para dialogar sobre a história, a pesquisa, o processo e os desafios da companhia que teve espetáculo exibido na noite anterior. Essa atividade será realizada por meio do Google Meet, com transmissão pelo canal do festival no YouTube. O link de cada encontro no Google Meet será gerado meia hora antes e compartilhado pelas redes do evento.

Os espetáculos apresentarão narrativas e subjetividades do corpo nordestino cearense, memória e ancestralidade, diálogos e confluências entre expressões tradicionais populares, urbanas, contemporâneas e clássicas, bem como poéticas que evocam a resistência e reinvenção da dança em época de solidão, medo e transformação mundial.

A 12ª edição do Festival de Dança do Litoral Oeste encerra no dia 09, com apresentação de três espetáculos: “Entre pontos riscados”, com um duo da Cia Balé Baião, “Caso por acaso”, um solo da Arreios Cia de Dança, e “Para que eu não esqueça”, solo da Paracuru Cia de Dança. As apresentações serão realizadas na Escola de Dança de Paracuru e transmitidas em live pelo canal do Youtube do evento.

O Festival de Dança do Litoral Oeste 2020 é uma realização da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), Associação Dança Arte e Ação, de Paracuru, e Associação de Dança Arreios, de Trairi, com a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811). Coprodução: WM Cultural. Agradecimentos: Enel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas