Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil apreende 457 peças de roupas e prende dupla no Centro de Fortaleza

  Em desfavor da dupla, haviam três mandados de prisão. Um dos alvos é apontado por ser partícipe do assalto ao Banco Central do Ceará, em 2005 Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa quarta-feira (17), na prisão de dois homens, de 44 e 46 anos, por força de cumprimento de três mandados de prisão preventiva e de sentença condenatória. A dupla foi capturada no Centro de Fortaleza – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), momento em que estavam em posse de peças de roupas de origem duvidosa. Nesta sexta-feira (19), os policiais civis ouviram o proprietário das roupas, que teve o material restituído. As diligências, por meio do 34º Distrito Policial (DP), iniciaram logo que os policiais civis tomaram conhecimento de que um grupo estava realizando furtos em estabelecimentos comerciais, localizados na Avenida José Avelino, no bairro Centro. De posse das informações, as equipes se deslocaram para o local, onde abordaram dois homens em atitude suspeita. De acordo co

Associação Peter Pan lança o primeiro aplicativo da oncologia pediátrica do país com chat online

 


_O novo aplicativo disponibiliza duas versões de acesso: uma com foco nos profissionais da saúde e outra destinada a pacientes, familiares e cuidadores_


Promover acesso rápido e seguro à informação sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores através de uma solução tecnológica mediada por aplicativo. Este o objetivo do novo aplicativo do segmento de oncologia pediátrica, APPonco, que foi lançado virtualmente pela plataforma Zoom, em coletiva de imprensa, no próximo dia 03 de setembro (quinta-feira), às 8h30min. 

Estima-se que o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer e desse total, cerca de 8.460 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos a cada ano do triênio 2020-2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nesta perspectiva, mais de 25 mil pacientes oncológico podem ser beneficiados pelo aplicativo.

A iniciativa realizada pela Associação Peter Pan, com o apoio financeiro da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), prevê grande contribuição no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, impactando no índice de cura de crianças e adolescentes de todo o país. 

A criação do APPonco surgiu da necessidade de disponibilizar uma ferramenta com a qual o profissional da saúde pudesse tirar suas dúvidas, mesmo à distância, perante um possível paciente oncológico, além de poder estar sempre se atualizando. “Em um caso de suspeita de câncer, o profissional teria que estudar o quadro, remarcar a consulta, fazer exames, até chegar ao diagnóstico preciso. Todo esse processo demanda tempo e quando se fala em câncer de crianças e adolescentes, tempo é algo valioso, visto o rápido desenvolvimento do tumor”, explica a oncohematologista, Gerente Técnica Médica da APP e idealizadora do projeto, Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres.

O câncer infantojuvenil é a doença que mais vitimiza crianças e adolescente de 0 a 19 anos no Brasil. Nos últimos 40 anos o tratamento do câncer infantojuvenil sofreu significativas mudanças. Hoje, cerca de 70% dos casos diagnosticados de forma precoce e tratados em centros especializados, como o Centro Pediátrico do Câncer (Hospital Peter Pan), têm chances de cura. Além disso, grande parte dos pacientes podem ter uma boa qualidade de vida após o tratamento. 


A esperança no futuro

O APPonco é uma ferramenta que irá abreviar o tempo de realização do diagnóstico precoce. Dra. Sandra fala sobre o impacto do novo aplicativo nos dados estatísticos dos próximos anos. “Com essa novidade, nós ficamos na expectativa que os pacientes consigam chegar aos serviços terciários de forma mais breve e assim a possibilidade de cura aumentar. Além disso, o diagnóstico precoce está bastante atrelado, não só a chance de cura, mas as sequelas oriundas do tratamento”. 

Além da contribuição no âmbito da saúde, o APPonco foi idealizado como uma ferramenta para chamar atenção da esfera pública, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce e apoio à criança e adolescente portadores câncer. “Sabe-se que hoje estamos em uma forte luta junto àqueles que estão a nível Federal, Estadual e Municipal para que os pacientes tenham um tratamento digno no que cerca o diagnóstico precoce, o tratamento e o pós-tratamento e na inserção deles na vida social e profissional”, explica a idealizadora do projeto. 

Espera-se que a nova ferramenta ganha espaço no âmbito nacional e que, em alguns anos, ele possa ultrapassar as fronteiras do país.

Conhecendo o APPonco

A ferramenta foi pensada para atender os dois públicos de interesse primordial, profissionais de saúde, principalmente pediatras e profissionais inseridos no programa de Atenção Básica de Saúde, e familiares ou cuidadores dos pacientes oncológicos. Além dessas duas esferas, o APPonco é uma fonte de informação útil para qualquer pessoa que tenha interesse e dúvidas a respeito do câncer infantojuvenil. 

1. Versão para os profissionais de Saúde

Profissionais da saúde como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde terão acesso rápido a diversos conteúdos, cuidadosamente selecionados, na área de oncologia pediátrica. Dentro aplicativo eles encontram:

Sinais e sintomas 

Como os sinais se manifestam no corpo da criança ou do adolescente

Tipo (s) de câncer (es) mais comuns, com base nos sintomas

O aplicativo divide os tipos de câncer por tumores hematológicos, são as doenças ligadas ao sangue, e tumores oncológicos, de constituição sólida. Em cada tipo de tumor existe a definição de como se dá a doença, os principais sintomas e um fluxograma que orienta o profissional da saúde a reconhecer se determinado sinal indica um possível câncer e quais os passos seguintes para chegar a um diagnóstico precoce e preciso. 


2. Versão para pacientes, familiares e cuidadores 

Para os interessados em saber mais sobre o câncer infantojuvenil, o APPonco disponibiliza uma lista de conteúdos variados, nos mais diversos aspectos da patologia. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o aplicativo traz informações sobre:

O que é Câncer

Tipos de câncer infantojuvenil

Tratamentos e seus efeitos colaterais

Cuidados com o paciente (Higiene, Nutrição, Vacinação e Psicologia). 

FAQ (Frequently Asked Questions – Tradução: Dúvidas Frequentes)

Relação de os hospitais do Brasil que contam com a ala de oncologia pediátrica e atendem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 


O Diferencial 

O APPonco é o primeiro aplicativo do Brasil que disponibiliza o serviço de chat online. A ferramenta contará com um plantonista (oncologista pediátrico) que está disponível de segunda a sexta-feira, durante 4 horas, para atender e esclarecer dúvidas dos usuários da saúde. “Nós tivemos o cuidado de listar uma série de dúvidas mais frequentes para ajudar o trabalho desses profissionais, mas caso ele ainda tenha mais questionamentos, poderá utilizar o serviço do chat, obtendo um retorno seguro e rápido”, explica Dra. Sandra.

Além do chat, os profissionais da saúde contam com um serviço de notificações que irá alertá-los sobre congressos, simpósios, encontros e demais eventos na área da oncologia pediátrica. 


Capacitações em Diagnóstico Precoce

Há 17 anos, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde, da capital e interior, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. Somente em 2019 cerca de 2.829 profissionais da área de saúde foram capacitados. Além das capacitações, a entidade dispõe, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, de um ambulatório específico para Diagnóstico Precoce no Centro Pediátrico do Câncer, atendendo de segunda a sexta-feira. O APPonco veio para somar este importante trabalho.


Associação Peter Pan

Concorrendo com outras 756 de instituições de todo o país, a Associação Peter Pan foi eleita a Melhor ONG do Brasil em 2019. A instituição atende cerca de 2.500 crianças e adolescentes, ao ano, com câncer em todo estado do Ceará e regiões do Norte e Nordeste. Com 24 anos de história se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce e ações que viabilizam o Tratamento Humanizado, desenvolvido por meio dos 16 programas sociais existentes. Somente em 2019 foram mais de 116 mil assistências sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.