Pular para o conteúdo principal

Artigo - *O surto de ciclosporíase e o papel do diagnóstico sindrômico na saúde pública*

  *O surto de ciclosporíase e o papel do diagnóstico sindrômico na saúde pública* O grave surto de Cyclospora cayetanensis registrado nos EUA em julho de 2026 acendeu um alerta global sobre a segurança alimentar. Com mais de 2.800 casos confirmados em 31 estados, a crise mobilizou o CDC e a FDA. A principal suspeita recai sobre o consumo de alface e folhas verdes cruas, evidenciando como esse parasita microscópico pode impactar milhares de pessoas rapidamente. A infecção causa a ciclosporíase, cujo sintoma marcante é uma diarreia aquosa abrupta e "explosiva", acompanhada de fadiga, perda de apetite, cólicas abdominais, náuseas e febre baixa. Sem o tratamento adequado, os sintomas podem persistir por semanas ou meses, alternando entre melhoras e recaídas. No cenário clínico tradicional, identificar a Cyclospora é um desafio. Os exames parasitológicos de fezes convencionais exigem colorações especiais e microscopistas treinados, pois o parasita é eliminado de forma intermitente...

Colabora Inova - Inscrições abertas para o Edital de Fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria

 


HUB-IEL.jpeg


Fortaleza ganhou um novo espaço voltado para a conexão de ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria: o Hub de Empreendedorismo e Inovação. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae e com a Prefeitura de Fortaleza. A ação tem o objetivo de impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor.


O novo Hub de Empreendedorismo e Inovação é um local para empreendedores criarem negócios e produtos transformadores. Localizado no Instituto Euvaldo Lodi - IEL, na Aldeota, o espaço tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, utilizando mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação etc. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.


Edital para desenvolvimento de ideias

Como primeira ação do Hub, foi lançado Edital para Seleção de Ideias/Soluções Inovadoras para o Projeto de Pré-Incubação com foco no setor industrial, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova). Ao todo, serão selecionadas até 30 ideias que receberão apoio para o desenvolvimento de soluções aos principais desafios da indústria cearense. As ideias selecionadas poderão crescer de forma acelerada e ganhar escala, contando com toda a infraestrutura do Hub, capacitação, uma rede de mentores, networking e possibilidade de acesso a financiamento.


As inscrições seguem até o dia 21 de setembro. O resultado da primeira fase será divulgado em 28 de setembro. As 50 ideias selecionadas deverão enviar Pitchs, apresentações rápidas com a intenção de “vender” a ideia, entre 29/09 e 05/10. O resultado final, com as 30 ideias selecionadas, sairá no dia 09/10. As etapas de desenvolvimento da ideia envolvem soluções em torno do problema, conexão, ideação, projeto de prototipação, validação e mercado. Confira o Edital de Fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria acessando: https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/


Mais informações: (85) 4009-6300 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*