Pular para o conteúdo principal

Terceiro suspeito de envolvimento em homicídio no Jardim das Oliveiras é preso pela PCCE em Aquiraz

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu um homem, de 28 anos, investigado por envolvimento em um crime de homicídio, ocorrido em novembro de 2024, no bairro Jardim das Oliveiras – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza. A prisão aconteceu na última terça-feira (16), em Aquiraz (AIS 13). Na época do crime, a vítima tinha 22 anos e foi morta por disparos de arma de fogo em uma via pública. Conforme levantamento realizado pela investigação policial, o homem preso nessa terça-feira (16), possui antecedentes criminais por posse ou porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas e por receptação de veículo. Além da captura mais recente, outros dois homens, de 19 e 41 anos, já haviam sido presos anteriormente pela PCCE. Eles também já possuem antecedentes criminais. As equipes da PCCE seguem com as investigações. Denúncias A população pode contribuir com as investigações r...

DPU pede auxílio emergencial aos pescadores atingidos por óleo no CE

 A Justiça acatou o pedido de indenização a todos os pescadores e marisqueiras atingidos pelo derramamento de óleo no litoral cearense em janeiro deste ano, e não somente àqueles com Registro Geral de Pesca (RGP) ativo, conforme solicitou o defensor regional de direitos humanos substituto da Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará, Fernando Antônio Holanda Pereira Júnior.


A ação civil pública (ACP) ajuizada em fevereiro pedia a ampliação do acesso ao auxílio emergencial de R$ 1.996,00, previsto pela Medida Provisória 908/2019, a todos os impactados direta ou indiretamente pelo derramamento de óleo no litoral cearense, tendo em vista que o acesso ao benefício federal foi restrito aos pescadores com RGP ativo.


Terão direito à reparação pescadores de 18 municípios atingidos pelas manchas de óleo: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi, além dos que exercem suas atividades em área marinha ou estuarina. Também estão inclusos aqueles que não se enquadram neste grupo, mas que estão com pendências na inscrição no Registro Geral de Atividade Pesqueira ainda não apreciadas pela União.


A Justiça também atendeu ao pedido da DPU sobre a necessidade de agilizar a análise das solicitações dos pescadores artesanais e marisqueiras para obtenção do Registro Geral de Pesca, que, desde 2012, tem apresentado problemas que culminaram na paralisação da emissão desses documentos, e decidiu tornar válidos os registros suspensos ou ainda não analisados com relação ao Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira, na categoria de pescador profissional, para o pleno exercício da atividade de pesca no país.


Para Fernando Antônio Holanda Pereira Júnior, a decisão faz justiça à população de pescadores e marisqueiras que, por meses, sofreu severos impactos econômicos e ao ambiente no qual colhem o seu sustento. “É salutar que as consequências dos danos acarretados ao meio ambiente marinho e estuarino ainda não se exauriram totalmente, ante à inexistência de estudos ou levantamentos mais precisos que apontem para a plena segurança alimentar do pescado, tanto para fins de comercialização como para consumo dessas comunidades, o que ainda pode ser visto como resquício desse terrível impacto ambiental à sobrevivência dessas populações”, alertou.


Como a falta do registro impede que trabalhadores da pesca recebam as indenizações pelo derramamento do óleo, o juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, determinou que a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aceite como comprovante de regularização para fins de recebimento de benefícios previdenciários e para regularização das licenças suspensas tanto os protocolos de solicitação de Registro Inicial para Licença de Pescador Profissional Artesanal entregues a partir do ano de 2014, como os protocolos de entrega de Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap).


De acordo com o juiz, “os apontamentos da DPU mostram que o auxílio emergencial proposto pelo Governo Federal configura providência apenas minimamente eficaz para combater os gravíssimos efeitos decorrentes do que vem sendo reconhecido como o maior desastre ambiental marinho em extensão no País. A vinculação do pagamento à inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e a limitação aos municípios diretamente afetados pelas manchas de óleo afrontam a subsistência digna dos pescadores(as) e marisqueiros(as) do Estado do Ceará, na medida em que excluem da política pública a maior parte daqueles que sofreram os danos diretos e indiretos do derramamento do óleo”.


A Justiça determinou, ainda, que os pagamentos sejam realizados em duas parcelas iguais nos prazos de 15 e 45 dias, contados do trânsito em julgado da sentença sujeita a duplo grau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.