Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

UFC alcança nota máxima em 13 cursos no ENADE 2019 nas áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura

 Universidade Federal do Ceará garantiu conceito máximo em 13 graduações na classificação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2019, entre 26 cursos avaliados das áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura. Dois deles ainda receberam nota máxima contínua, maior valor possível no exame. A divulgação dos dados foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nesta terça-feira (20).


Receberam nota 5 os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Bacharelado (cursos Integral e Noturno), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil (de Fortaleza, Crateús e Russas), Engenharia de Produção (Russas), Farmácia, Fisioterapia, Medicina (Fortaleza) e Odontologia (Sobral).


Já as graduações avaliadas com conceito 4 são, ao todo, 11: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação (Quixadá), Engenharia Elétrica (de Fortaleza e Sobral), Engenharia Mecânica (de Fortaleza e Russas), Engenharia Química, Medicina (Sobral), Odontologia (Fortaleza) e Zootecnia. Apenas dois cursos apresentam conceito 3: ambos Engenharia de Computação, de Fortaleza e Sobral.


Ao parabenizar o desempenho dos cursos no exame, a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, lembra que a prova é realizada pelo estudante, mas quem é avaliado é o curso. “Uma boa nota no ENADE significa que o curso, em termos de currículo e de princípios formativos, está contribuindo significativamente para a qualidade da formação profissional dos estudantes. Cursos com notas máximas refletem a excelência na formação”, destaca.


Imagem: fotos de pessoas de jaleco branco sentadas em uma mesa de reuniãoNOTA MÁXIMA CONTÍNUA – Entre os cursos avaliados com nota 5, destacam-se os de Enfermagem e Farmácia, ambos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), que alcançaram nota máxima contínua (5.0000), o maior valor possível entre os intervalos de nota. Esta é a primeira vez que dois cursos da mesma unidade acadêmica da UFC chegam à nota máxima em uma mesma edição do exame.


Ao compartilharem a alegria da conquista, as docentes Joselany Caetano e Zirlane Coêlho, coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Farmácia, respectivamente, ressaltaram também o empenho de estudantes, professores e coordenadores, além da equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que ajudou a explicar aos estudantes a importância do exame para os cursos universitários.


“Isso é resultado de muito trabalho, de muito esforço, de uma equipe muito dedicada, da atuação do corpo docente e do empenho dos alunos. Estamos colhendo os frutos do esforço de alunos e professores. A gente trabalha o curso todo nessa perspectiva de dar o melhor. A enfermagem cearense merece uma enfermagem de qualidade”, celebra a Profª Joselany Caetano.


Imagem: fachada do bloco didático do curso de Farmácia A coordenadora do Curso de Farmácia conta que os estudantes se envolveram no ENADE: participaram de reuniões que explicavam a importância da prova para o curso, estudaram individualmente e até formaram grupos de estudo. “O mérito é dos professores e dos alunos convocados”, afirma, lembrando que a graduação em Farmácia já havia atingido a nota máxima na edição do ENADE em 2016. “O Curso de Farmácia é bicampeão”, comemora Zirlane Coêlho.


IDD – Foram divulgados ainda os números do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o indicador busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Dois cursos atingiram nota 5 nesse indicador: Engenharia Civil (Crateús) e Engenharia de Produção (Russas). Sete cursos chegaram à nota 4: Engenharia Civil (Russas), Engenharia de Computação (Quixadá), Engenharia Mecânica (Russas), Fisioterapia, Medicina (Fortaleza e Sobral) e Odontologia (Sobral). Os outros 17 cursos tiveram nota 3.


EXAME – O ENADE, aplicado pelo INEP, avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação da prova ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


A próxima prova, antes prevista para novembro deste ano, foi adiada para 2021 por conta da pandemia de covid-19, com aplicação para estudantes de 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, com foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.