Pular para o conteúdo principal

Conscientização e luta contra AIDS mobilizam Sesc Ceará em dezembro

 


No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Sesc Ceará promove uma live com o médico e escritor Drauzio Varela. Por meio do projeto Bazar das Letras, ele fala sobre a data instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e o livro Estação Carandiru, com mediação do médico Claudio Patrício. O bate-papo virtual acontece no YouTube do Sesc Ceará, a partir das 10h. Dando continuidade à programação, o Dezembro Vermelho acontece durante o mês no Sesc Fortaleza, promovendo diversas atividades de conscientização e combate à Aids.

De acordo com o Ministério da Saúde e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. Tendo como objetivo levar aos participantes momentos de aprendizagem e esclarecimentos sobre o tema, o Sesc Ceará realiza um fórum com abordagem multiprofissional, integrando a programação do Dezembro Vermelho.

No dia 16, participam do fórum “HIV/AIDS, Uma abordagem multiprofissional” a assistente social Karizia Silvestre, a enfermeira Monalisa Rodrigues da Cruz e a psicóloga Lorilei Stefanello. No dia 17, traz a infectologista Luciana Bandeira, o nutricionista Danilo Silva Alves e a advogada Ivna Costa. Os debates são virtuais, pelo Youtube do Sesc Ceará, sempre às 20h.

Via Instagram acontecem mais lives. O ator, historiador e arte-educador Rhamon Diego Sousa Soares - que foi diagnosticado HIV+ e hoje é artesão de performances da difusão do combate aos estigmas criados no inconsciente coletivo sobre o vírus – fala sobre “Dezembro Vermelho: Informação como processo de transformação social”, no dia 04. “A importância da Educação Sexual para a prevenção de IST’s/HIV/AIDS é o tema do dia 15.

Também estão previstas palestras na web, pelo aplicativo Google Meet, previamente agendadas com instituições parceiras. No dia 02, o assunto é “Os cuidados com o manuseio e o descarte correto de perfuro cortantes”. Já no dia 11, é voltada para “Saúde e qualidade de vida”. Veja a programação completa abaixo:

DEZEMBRO VERMELHO – SESC/CE*

 

Dia 01/12 (Terça-feira)

Live do Projeto Bazar das Letras - Dia Mundial de Luta contra a Aids e o livro Estação Carandiru, com Drauzio Varela

Horário: 10h

Transmissão: YouTube do Sesc Ceará

 

Circuito Sesc Saúde – Verificação de pressão arterial, glicemia e Índice de Massa Corporal

Horário: 14h às 17h

Local: Pilotis do Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Dia 02/12 (Quarta-feira)

Blitz Educativa - Sensibilização para arrecadação de fraldas e itens de higiene pessoal a serem doados para instituição que cuida de crianças vivendo com HIV

Horário: 8h às 11h

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Desafio Estoura Balão

Horário: 9h e 16h

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Webpalestra - Os cuidados com o manuseio e o descarte correto de perfuro cortantes

Horário: 15h

Transmissão: Google Meet

 

Dia 04/12 (Sexta-feira)

Roleta Educativa - Formas de transmissão  do HIV: Mitos e verdades

Horário: 16h

Local: Pilotis do Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Live - Dezembro Vermelho: Informação como processo de transformação social, com Rhamon Diego Sousa Soares

Horário: 19h

Transmissão: Instagram @sescce

 

Dia 07/12 (Segunda-feira)

Exposição Mediada HIV

Horário: 11h às 13h

Local: Pilotis do Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Dia 11/12 (Sexta-feira)

Webpalestra - Saúde e qualidade de vida

Horário: 15h

Transmissão: Google Meet

 

Dia 14/12 (Segunda-feira)

Roleta Educativa - Mitos e verdades sobre o HIV

Horário: 11h às 13h

Local: Pilotis do Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

 

Dia 15/12 (Terça-feira)

Live - A importância da Educação Sexual para a prevenção de IST’s/HIV/AIDS

Horário: 16h

Transmissão: Instagram @lary_martinsp

 

Dia 16/12 (Quarta-feira)

Fórum HIV/AIDS, Uma abordagem multiprofissional, com a assistente social Karizia Silvestre, a enfermeira Monalisa Rodrigues da Cruz e a psicóloga Lorilei Stefanello

Horário: 20h

Transmissão: YouTube do Sesc Ceará

 

Dia 17/12 (Quinta-feira)

Fórum HIV/AIDS, Uma abordagem multiprofissional, com a infectologista Luciana Bandeira, o nutricionista Danilo Silva Alves e a advogada Ivna Costa

Horário: 20h

Transmissão: YouTube do Sesc Ceará

 

Dia 18/12 (Sexta-feira)

Atividade de Educação em Saúde e entrega das doações

Horário: 9h

 

* A programação está sujeita a alterações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.