Pular para o conteúdo principal

IFCE tem mais de 37 mil inscritos no Sisu+

  Curso mais concorrido é o de Matemática do campus de Fortaleza Publicada por Icaro Sousa em 30/06/2026 ― Atualizada em 30 de Junho de 2026 às 23:59 O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve uma etapa inédita neste ano, com a realização do Sisu+, destinado a preencher vagas ociosas em instituições de ensino superior públicas no segundo semestre deste ano. E o Instituto Federal do Ceará (IFCE) registrou ampla procura. Ao todo, a instituição teve 37.469 inscrições para essa nova etapa do certame. O curso que mais registrou inscrições foi o de Licenciatura em Matemática do campus de Fortaleza, com 1.495 inscrições. Em seguida, vieram os cursos de Teatro de Fortaleza (1.328); Física, de Fortaleza (1.262); e Educação Física, de Juazeiro do Norte (911). Às matrículas por campi e as chamadas da lista de espera ocorrem nesta semana. Para conferir o cronograma de cada campus, acesse a página do Sisu no portal do IFCE.

Mais de mil estudantes são prejudicados no processo de emissão das carteirinhas de estudantes da Macrorregião de Fortaleza

 Entidade luta para garantir os direitos dos estudantes desde junho deste ano.


Estudantes das Regiões Metropolitanas de Fortaleza - RMF estão há meses com seus direitos da meia passagem interrompidos. A medida é da Comissão de Credenciamento Permanente – CCP, que regulariza e autoriza as entidades estudantis para emissão das carteirinhas metropolitanas. A União Cearense dos Estudantes – Uces, entidade estudantil emissora de carteiras estudantis da macrorregião, foi suspensa, mesmo com os processos já em andamento, de emitir as carteirinhas. Segundo o departamento jurídico da Uces, desde dia 26 de junho deste ano a entidade vem lutando para garantir o direito dos mais de mil estudantes que estão sendo prejudicados. A instituição foi notificada com a alegação de pendência da conta bancária, que, segundo o setor jurídico, foi regularizada após a notificação, não havendo mais nenhuma irregularidade que a impedisse de realizar o trabalho.


Segundo o estudante Saulo Pereira, a Uces sempre realizou o processo de produção da carteirinha dele e há anos exerce um trabalho com responsabilidade, ética e compromisso.  “Sempre fiz minha carteirinha aqui. Isso que estão fazendo é um total descaso com os estudantes. Os alunos estão pagando inteira, e as passagens das regiões metropolitanas são as mais caras”, ressalta Saulo Pereira. Segundo a presidente da Uces, Lídia Brena Tomás, a instituição existe desde 1959. E há quase 20 anos executa esse trabalho em Fortaleza e há 3 anos na Macrorregião, visando à qualidade, responsabilidade e o bem-estar de todos os estudantes. “Infelizmente é uma situação que não está no nosso controle. Todas as medidas cabíveis já foram tomadas e estamos aguardando somente a autorização para devolver o direito da meia passagem aos estudantes”, afirma a presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...