Pular para o conteúdo principal

Copa Manjadinho: Ceará conquista o Sub-14 e Fortaleza leva o Sub-12

  Copa Manjadinho: Ceará conquista o Sub-14 e Fortaleza leva o Sub-12 09/08/2026 13:29 Créditos: Lucas Emanuel/FCF A Copa Manjadinho chegou ao fim na tarde deste sábado (8), com decisões em duas categorias. O palco escolhido para os confrontos foi o Estádio Presidente Vargas, que recebeu os duelos entre Ceará e Fortaleza. O primeiro confronto foi pela categoria Sub-14. De um lado, o Ceará buscava conquistar sua primeira taça na categoria; do outro, o Fortaleza tentava levantar o troféu pela quarta vez. Depois de um primeiro tempo bastante disputado, o Fortaleza abriu o placar no início da etapa complementar. Aos 25 minutos, Carlos Eduardo, de pênalti, deixou tudo igual no marcador, levando a decisão do título para as penalidades. Na marca da cal, o Vovô venceu por 4 a 3 e ficou com a taça. A campanha alvinegra contou com seis vitórias e um empate em sete duelos disputados. O Ceará também terminou com o melhor ataque e a melhor defesa da competição, marcando 45 gols e sofrendo apena...

Saúde - Pesquisa indica que atividade física pode prevenir Alzheimer


Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que o exercício físico é o ponto de partida para a cura do Alzheimer. De acordo com a pesquisa, a irisina, hormônio produzido pelos músculos através da atividade física, tem um grande poder quando chega na corrente sanguínea e é levada até o cérebro. Ela fortalece os prolongamentos dos neurônios, responsáveis pela conexão entre as células, assim as informações são registradas na memória, uma função prejudicada nas pessoas com Alzheimer. 

Para o médico ortopedista Rodrigo Astolfi, já tem algum tempo que a atividade física é estudada como fator benéfico para problemas cardíacos, reduz a pressão arterial e a incidência de câncer, controla diabetes e recentemente tem-se estudado sobre os benefícios para quem tem ou possa ter Alzheimer. A irisina, hormônio produzido durante a musculação é o responsável por todo esse benefício. De acordo com as pesquisas, o hormônio será a base para um futuro remédio que previna, estacione ou até mesmo combata o Alzheimer. 

“Esse hormônio vem da degradação do músculo e nós conseguimos isso fazendo atividade física e principalmente aqueles exercícios vigorosos, aqueles que nos deixa um pouco doloridos quando terminamos de fazer. É importante ressaltar que exercícios vigorosos envolvem riscos, ficar dolorido demais pode significar lesões e por isso existe um nível ideal de exercícios para que tenhamos o máximo de benefícios sem riscos”, explica.

O ortopedista indica musculação, pilates, corrida e caminhada, ou qualquer exercício que gere fortalecimento muscular e um certo cansaço, como responsáveis pela produção de irisina. Ele ainda sugere que a atividade física seja orientada por um educador físico ou fisioterapeuta para que seja evitado qualquer tipo de lesão. Para Rodrigo, a musculação seria o mais indicado por permitir o fortalecimento de alguns músculos que possam estar mais fracos, alongar outros que estão muitos curtos, proporcionando um equilíbrio muscular, importante para a saúde.

“Fazer atividade física diariamente e fortalecer os músculos desde a juventude, vai fazer com que você tenha um corpo mais equilibrado, menos lesões ortopédicas, um estoque maior de cálcio nos ossos, evitando a osteoporose, como também a produção da irisina que significa uma certa proteção contra o Alzheimer", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*