Pular para o conteúdo principal

Saúde - Pesquisa indica que atividade física pode prevenir Alzheimer


Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que o exercício físico é o ponto de partida para a cura do Alzheimer. De acordo com a pesquisa, a irisina, hormônio produzido pelos músculos através da atividade física, tem um grande poder quando chega na corrente sanguínea e é levada até o cérebro. Ela fortalece os prolongamentos dos neurônios, responsáveis pela conexão entre as células, assim as informações são registradas na memória, uma função prejudicada nas pessoas com Alzheimer. 

Para o médico ortopedista Rodrigo Astolfi, já tem algum tempo que a atividade física é estudada como fator benéfico para problemas cardíacos, reduz a pressão arterial e a incidência de câncer, controla diabetes e recentemente tem-se estudado sobre os benefícios para quem tem ou possa ter Alzheimer. A irisina, hormônio produzido durante a musculação é o responsável por todo esse benefício. De acordo com as pesquisas, o hormônio será a base para um futuro remédio que previna, estacione ou até mesmo combata o Alzheimer. 

“Esse hormônio vem da degradação do músculo e nós conseguimos isso fazendo atividade física e principalmente aqueles exercícios vigorosos, aqueles que nos deixa um pouco doloridos quando terminamos de fazer. É importante ressaltar que exercícios vigorosos envolvem riscos, ficar dolorido demais pode significar lesões e por isso existe um nível ideal de exercícios para que tenhamos o máximo de benefícios sem riscos”, explica.

O ortopedista indica musculação, pilates, corrida e caminhada, ou qualquer exercício que gere fortalecimento muscular e um certo cansaço, como responsáveis pela produção de irisina. Ele ainda sugere que a atividade física seja orientada por um educador físico ou fisioterapeuta para que seja evitado qualquer tipo de lesão. Para Rodrigo, a musculação seria o mais indicado por permitir o fortalecimento de alguns músculos que possam estar mais fracos, alongar outros que estão muitos curtos, proporcionando um equilíbrio muscular, importante para a saúde.

“Fazer atividade física diariamente e fortalecer os músculos desde a juventude, vai fazer com que você tenha um corpo mais equilibrado, menos lesões ortopédicas, um estoque maior de cálcio nos ossos, evitando a osteoporose, como também a produção da irisina que significa uma certa proteção contra o Alzheimer", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas