Pular para o conteúdo principal

Com previsão de entrega para janeiro de 2026, governador vistoria obras do VLT Ramal Aeroporto e de área de lazer no entorno

  Governador participou de viagem-teste em novo trem; obra já alcança 90% de conclusão O governador Elmano de Freitas vistoriou, neste sábado (20), as obras do VLT Ramal Aeroporto, em Fortaleza, no trecho correspondente à estação Expedicionários, e participou de uma viagem-teste no novo trem que irá operar no local. O gestor estadual foi acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e pelo secretário da Infraestrutura, Hélio Leitão. O local visitado pelo governador irá abrigar um polo de esporte e lazer com área de 18 mil metros quadrados, incluindo areninha, quadra poliesportiva, pista de skate, quadra de beach tennis, anfiteatro, área de convivência, academia ao ar livre e estacionamento com aproximadamente 50 vagas, incluindo vagas acessíveis. Com cerca de 350 empregos gerados atualmente, nas diferentes frentes de obra, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do espaço planejado para a população. “Estamos vistoriando a obra do VLT que vai ligar a...

Saúde - Pesquisa indica que atividade física pode prevenir Alzheimer


Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que o exercício físico é o ponto de partida para a cura do Alzheimer. De acordo com a pesquisa, a irisina, hormônio produzido pelos músculos através da atividade física, tem um grande poder quando chega na corrente sanguínea e é levada até o cérebro. Ela fortalece os prolongamentos dos neurônios, responsáveis pela conexão entre as células, assim as informações são registradas na memória, uma função prejudicada nas pessoas com Alzheimer. 

Para o médico ortopedista Rodrigo Astolfi, já tem algum tempo que a atividade física é estudada como fator benéfico para problemas cardíacos, reduz a pressão arterial e a incidência de câncer, controla diabetes e recentemente tem-se estudado sobre os benefícios para quem tem ou possa ter Alzheimer. A irisina, hormônio produzido durante a musculação é o responsável por todo esse benefício. De acordo com as pesquisas, o hormônio será a base para um futuro remédio que previna, estacione ou até mesmo combata o Alzheimer. 

“Esse hormônio vem da degradação do músculo e nós conseguimos isso fazendo atividade física e principalmente aqueles exercícios vigorosos, aqueles que nos deixa um pouco doloridos quando terminamos de fazer. É importante ressaltar que exercícios vigorosos envolvem riscos, ficar dolorido demais pode significar lesões e por isso existe um nível ideal de exercícios para que tenhamos o máximo de benefícios sem riscos”, explica.

O ortopedista indica musculação, pilates, corrida e caminhada, ou qualquer exercício que gere fortalecimento muscular e um certo cansaço, como responsáveis pela produção de irisina. Ele ainda sugere que a atividade física seja orientada por um educador físico ou fisioterapeuta para que seja evitado qualquer tipo de lesão. Para Rodrigo, a musculação seria o mais indicado por permitir o fortalecimento de alguns músculos que possam estar mais fracos, alongar outros que estão muitos curtos, proporcionando um equilíbrio muscular, importante para a saúde.

“Fazer atividade física diariamente e fortalecer os músculos desde a juventude, vai fazer com que você tenha um corpo mais equilibrado, menos lesões ortopédicas, um estoque maior de cálcio nos ossos, evitando a osteoporose, como também a produção da irisina que significa uma certa proteção contra o Alzheimer", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.