Pular para o conteúdo principal

Seminário Água Innovation ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro

 

Evento vai discutir soluções inteligentes para água, energia e produção.


Discutir as tecnologias que podem contribuir com o uso racional e sustentável da água, avaliar a situação dos recursos hídricos do Ceará, além de promover uma reflexão sobre a participação individual e comunitária na preservação ambiental são alguns dos objetivos do Seminário Água Innovation - Soluções Inteligentes para Água, Energia e Produção.     

 

O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de dezembro e, por questões de biossegurança, considerando a pandemia da COVID-19, este ano será 100% online. "A nossa proposta é reunir profissionais nacionais e internacionais, dos setores público e privado, estudantes e representantes de entidades representativas. Vamos discutir, debater e continuar trabalhando em diversas frentes para garantir a segurança hídrica para o Ceará", avalia o coordenador do Água Innovation, Carlos Matos.

 

Acesso à água no Ceará

 

Mais de 1 milhão de pessoas no Ceará não possui acesso direto à água, de acordo com estudo preliminar  do geólogo e ex-presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yarley Brito. Ou seja, dos 9,1 milhões de habitantes que o Ceará tem, quase 12% integram a “população difusa”.

 

As pessoas que fazem parte desse grupo, de acordo com a pesquisa, residem em áreas onde a água é cara e distante. Recebem auxílio de caminhões-pipa, mas nenhum incentivo ou medida por parte do poder público municipal.  “Faltam políticas públicas que promovam o acesso mais fácil à água nas regiões. Isso gera um passivo não somente para o município, mas também para a população, visto que acaba consumindo água não tratada, resultando em doenças”, destaca Carlos Matos.

 

Eixos temáticos

O Água Innovation é dividido em seis eixos temáticos: Reuso na agricultura e no Meio Rural; Reuso nas Cidades - Previsão até 2033; Gestão de Microbacias – Estratégia Ambiental; Produção Adensada como Estratégia de Eficiência Hídrica; Reserva Hídrica Inteligente e Segurança Hídrica no Semiárido.

 

Público-alvo

 

O público-alvo do evento é formado por representantes do Poder Público municipal, estadual e federal; usuários; gestores; ambientalistas; ONGs; Câmaras Temáticas; universidades; especialistas, técnicos do Estado do Ceará e de outros estados, oriundos da academia; pesquisadores e instituições de ensino; profissionais e empresários representantes da indústria, comércio e serviços; empresas ligadas à gestão eficaz dos recursos hídricos e interessados no segmento de geração distribuída com fontes renováveis de energia; agronegócio, bem como todos aqueles interessados nos temas abordados e no desenvolvimento social e ambiental do Ceará.

 

SERVIÇO

Seminário Água Innovation - Soluções Inteligentes para Água, Energia e Produção

Data15 e 16 de dezembro

Inscriçõeshttps://institutofuture.com.br/aguainnovation/

Informações(85) 99770-3290

E-mailinstituto@institutofuture.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas