Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Nota à imprensa sobre relatório de perícia na Barragem de Jati (CE)-Perícia descarta sabotagem no rompimento

 Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) recebeu, nesta terça-feira (1/12), o relatório final da perícia contratada para apurar as causas do rompimento no conduto de concreto da barragem de Jati, no Ceará, cujo vazamento acabou danificando o talude da barragem, gerando prejuízos materiais, atrasos na operação do Projeto de Integração do São Francisco e transtornos para mais de 2 mil pessoas que precisaram ser removidas preventivamente da área ao redor da barragem.

A perícia descartou a possibilidade de sabotagem na tubulação.

O documento aponta que houve uma falha na montagem e comissionamento do conjunto de válvulas do ramal 2. A operação da válvula esférica, cuja instalação e posterior operação não ocorreu de acordo com as normas e padrões determinados pelo próprio fabricante, ocasionou o seu fechamento inoportuno e, como consequência, o transiente hidráulico que superou os valores de projeto, levando ao colapso do conduto de concreto. A sequência de falhas aponta para um somatório de erros cometidos na operação da barragem, sob responsabilidade do consórcio CMT/FAHMA, à época do incidente.

Seguem trechos do relatório:

  • Falhas nas fases/atividades de montagem e comissionamento do conjunto de válvulas (esférica e dispersora) impactaram para as condições seguras de Operação da Barragem Jati.
  • A montagem incompleta inviabilizou a operação automática do conjunto de válvulas, que garantiria a segurança de operação devido ao intertravamento automatizado previsto em seu projeto.
  • A opção de uma marcação manual da indicação de posição da válvula esférica (aberta/fechada), ao invés da correta instalação do conjunto de sensores indicadores de sua posição, potencializou a insegurança para a operação, pois impôs a necessidade de uma verificação visual da posição aberta/fechada, transferindo para o operador a responsabilidade desta verificação, procedimento passível de falhas. A própria marcação manual, feita de maneira imprecisa, por si só já promoveu um erro de verificação visual.
  • Observa-se que a atividade de comissionamento não foi realizada, atividade esta crucial para a segurança da operação, pois justamente nela que ocorre a pré-operação, verificando todas as possíveis falhas que pudessem ter ocorridos em fases anteriores.

Essa montagem e comissionamento deveriam ter sido realizados pelo consórcio contratado para a operação.

A partir de agora, o MDR abrirá um processo administrativo para calcular danos e prejuízos e passará as informações à Advocacia Geral da União (AGU). O consórcio responsável será chamado para uma conciliação e reparação dos danos. Caso necessário, os envolvidos serão acionados judicialmente.

Os resultados dos estudos apresentam condições de estabilidade satisfatórias para os taludes de montante e jusante da Barragem Jati, ou seja, não são necessárias intervenções adicionais no que diz respeito à recomposição do talude de jusante.

Um grupo com cinco especialistas avaliou in loco as estruturas afetadas e analisou a documentação fornecida pelas empresas envolvidas no empreendimento.

No dia do vazamento, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas preventivamente. Além disso, o Ministério também autorizou o repasse de R$ 100,6 mil para assistência às famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.