Pular para o conteúdo principal

2021 inicia com crescimento de 25% de novas empresas no Ceará






_A especialista em marcas e patentes, Vládia Gonçalves acredita que o primeiro trimestre deve fechar com números positivos, apesar das incertezas devido à pandemia._


O Estado do Ceará registrou aumento de 25% no número de novas empresas abertas em janeiro deste ano, com relação ao mesmo período de 2020. Os dados da Junta Comercial do Ceará (Jucec) revelam ainda um aumento de 6% no fechamento de empresas, se compararmos as 3.314 baixas em janeiro deste ano, contra 3.124 em janeiro de 2020, ou seja, saldo positivo de 19%, nas aberturas de empresas.


A especialista em marcas e patentes, Vládia Gonçalves, afirma que os números são animadores e já servem de projeção para o fechamento do primeiro trimestre. “O ano começa bem, com a tendência de aumento no número de novas empresas, o que já acompanhamos no final de 2020. Isso revela uma estabilidade da economia local, apesar de estarmos ainda vivenciando o contexto de pandemia, o que significa que o cearense vai continuar empreendendo em 2021, principalmente, nos setores de serviços e comércio”, ressalta Vládia.


Foram 11.239 registros de novos negócios neste ano, contra 8.938 aberturas em janeiro de 2020, aumento puxado pelo setor de serviços, que foi o que mais abriu empresas em janeiro, com 5.780 negócios.  Porém, o maior percentual de aumento foi com o comércio, que registrou 4.353 empresas em 2021, contra 3.227 do ano passado, o que representa um aumento de 34%.


No comércio, a atividade que mais registrou aberturas de empresas, foi o varejo de artigos do vestuário e acessórios, com 838 novas empresas. A especialista alerta que mesmo com os números positivos no começo ano, é necessário que o empresário esteja atento às obrigações junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. “O titular de uma empresa só passa a ser dono de uma marca quando ele a registra perante o Órgão Federal responsável. A partir do registro de sua marca, o titular pode impedir qualquer outra empresa de utilizá-la comercialmente, fazendo com que terceiros deixem de copiá-la ou usá-la indevidamente. Lembrando que a inscrição do CNPJ perante a Jucec não garante a proteção da marca, sendo imprescindível o registro para garantir o uso exclusivo da mesma”, explica a especialista.


Créditos: Imagens/gettyimages/fotos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.