Pular para o conteúdo principal

Saúde - Ceará registrou 16.189 bebês nascidos vivos de mães adolescentes em 2020

 


Iniciamos a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, uma campanha criada para disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuem para a redução da incidência da gravidez na adolescência. No Ceará, dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) apontam que a quantidade de bebês que nasceram vivos de mães adolescentes no ano de 2020 foi de 16.189, e em 2019 foram registrados 19.743 nascimentos. Já a taxa de adolescentes que engravidaram foi de 23,6% em 2020, e de 28,1% em 2019. 


A nível de brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. O último Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, indicou que a proporção de adolescentes e jovens mulheres brasileiras de 15 a 19 anos que não estão inseridas no mercado de trabalho ou na escola é maior entre as que já tiveram filhos do que em relação às que nunca foram mães. Dados de 2013 do IBGE apontam, ainda, que apenas 28,4% das adolescentes com filhos permanecem estudando.


As informações coincidem com o pensamento da ginecologista e obstetra Nathalia Posso: a gravidez na adolescência pode ter consequências que podem durar por toda a vida da mulher. Uma gravidez não desejada na adolescência afeta a saúde, a educação e o potencial de crescimento pessoal e profissional. “O Brasil é um dos países com grande número de gestações em adolescentes, o que gera uma necessidade de campanhas de educação sexual para essa faixa etária”, afirmou a especialista. 


Outro número importante é que um terço destas adolescentes voltam a engravidar dentro de 12 meses após o último parto, aumentando o risco nas gestações seguintes e comprometendo mais ainda o futuro profissional. Os riscos são inúmeros e quanto mais jovem (menores de 15 anos), mais arriscada a gravidez. “A gravidez na adolescência está associada a maiores riscos de partos prematuros, recém nascidos com baixo peso, eclampsia, depressão, além de morte, tanto pela realização de abortos clandestinos como por complicações da gestação e do parto”, acrescentou a ginecologista. 


Nathalia ainda comenta que a Covid-19 é uma doença intimamente ligada à imunidade e adolescentes tendem a ter hábitos de vida não saudáveis, como má alimentação e uso de drogas lícitas ou ilícitas. Além disso, a gravidez não planejada gera uma rejeição da situação por parte da gestante e seus familiares e leva a um acompanhamento pré-natal inadequado, seja por não comparecer às consultas, não realização de exames ou até mesmo não uso de suplementação vitamínica. Diante desse cenário, a associação com a Covid-19 pode levar a gestações de alto risco com complicações como nascimento prematuro, recém-nascido com baixo peso e até perda fetal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.