Pular para o conteúdo principal

Boa notícia e gratuita - ESPETÁCULO ÎANDÈ TEKOHA DENUNCIA ETNOCÍDIO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E PEDE DEMARCAÇÃO DE SUAS TERRAS

 





A exibição da peça, nesta quarta-feira (24), faz parte de uma mostra de espetáculos que celebra a trajetória da diretora cearense Herê Aquino

Iande Tekoha (foto Luiz Alves).JPG

Cena do espetáculo Îandè Tekoha (Foto Luiz Alves)

O Grupo Expressões Humanas apresenta nesta quarta-feira (24), às 19h, seu espetáculo Îandè Tekoha, obra cênica que denuncia o etnocídio dos povos originários e pede demarcação de suas terras. A sessão virtual gratuita acontece no canal da companhia no YouTube e faz parte da mostra de trabalhos artísticos que celebra a trajetória de Herê Aquino dentro do projeto #HereAquinoMundo. A programação segue até o final de abril, além das exibições de peças e da estreia de dois trabalhos, vai haver lançamento de livro, exposição fotográfica, documentário em vídeo e rodas de conversa sobre importantes bastidores de processos criativos conduzidos pela artista.

Îandè Tekoha estreou em 2018, fruto de pesquisa documental sobre a questão indígena no Brasil e do encontro do Grupo Expressões Humanas com povos indígenas, pesquisadores e ativistas da causa, no Ceará. “A peça aborda o tema pelo viés do teatro documental, teatro gestual e teatro performativo”, explica Herê Aquino. Ela destaca que os mergulhos estéticos citados serviram de base para o aprofundamento do teatro ritualístico, fonte da pesquisa teatral do trabalho da companhia. A diretora frisa que “em tempos de desordem e violação dos direitos humanos se faz mais que necessário, à arte, reafirmar sua atuação na vida”. Ela lembra que os povos originários brasileiros, cerca de 1 milhão, estão distribuídos em mais de 250 etnias distintas, vivem em apenas 13,8% do território nacional e enfrentam atualmente, talvez, os mais graves riscos desde a Constituição de 1988 pelo contexto político vem acentuando as ameaças e a proteção de direitos.

#HerêAquinoMundo


A trajetória da diretora Herê Aquino é marcada por forte poética artística e política que se expressa tanto em sua estética quanto em sua firme convicção na potência do teatro de grupo. É assim que ela tem caminhado ao longo das décadas dedicadas a este ofício. O objeto do projeto #HerêAquinoMundo é trabalho realizado pela diretora junto ao Grupo Expressões Humanas, à Cia Prisma e à Cia Bravia, com quem a artista vem desenvolvendo montagens e assinando recentes encenações. “A ideia que nos move nesse”, explica Herê, “é a importância do registro e do compartilhamento desses processos criativos”. A diretora sublinha como a obra teatral é efêmera e mais ainda o são os processos criativos que geram essas obras, por isso é tão importante e necessário o registro dessas memórias.

Ao longo de março, nas quartas-feiras seguintes, o público vai poder conferir, em ambiente virtual, uma mostra de espetáculos com direção de Herê Aquino. Estreou no dia 17, com o infantil, “Putz, a menina que buscava o sol” (Cia Prisma); no dia 24, às 19h, vão exibir “Îandé Tekoha” (Expressões Humanas) e no dia 31, às 19h, “O ano que não acabou” (Expressões Humanas). Estão previstas para o final de abril as estreias de dois novos trabalhos da diretora cearense, “Des-Amor-Daçar” (Cia Prisma de Artes) e “Das que Ousaram Desobedecer” (Cia Bravia).


Publicação

O livro ‘Diário de Bordo, um estudo sobre processos teatrais’ é parte importante do resultado deste projeto. A obra traz textos de artistas com quem Herê dividiu sala de ensaio em suas montagens recentes. Marina Brito, Rogério Mesquita, Lara Leôncio, Klebson Alberto, Wallace Rios, Marina Brizeno e Liliana Brizeno refletem sobre os processos coletivos conduzidos pela diretora e os seus desafios em meio a esse furor criativo para além da tipologia da cena. O Projeto #HerêAquinoMundo é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020.


// SERVIÇO

Projeto #HereAquinoMundo apresenta Îandè Tekoha
Mostra de espetáculos dirigidos por Herê Aquino


Quarta-feira (24), 19h
Gratuito
www.youtube.com/expressoeshumanas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :