Pular para o conteúdo principal

Covid-19: ventilador mecânico desenvolvido pela Uece e pelo CriarCE chega à fase final

 RespiradorCriarCE-UECE.png


Iniciado há, aproximadamente, um ano, o projeto para criação de um respirador de baixo custo chega à sua fase final. Desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o CriarCE, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), com apoio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), o equipamento recebeu o nome “Abanar”, em referência à expressão comum no dialeto cearense.

A iniciativa surgiu diante da grave crise sanitária causada pelo novo coronavírus vivenciada, hoje, por todo o mundo. Os problemas de saúde pública decorrentes dessa crise tornaram evidente a necessidade de mais ventiladores mecânicos nas unidades de terapia intensiva (UTI). Dessa forma, sob a liderança científica do coordenador do Laboratório de Biofísica da Respiração (LBR/Uece), Prof. Sales Ávila, o protótipo do Abanar foi criado ainda em 2020 e, em 2021, chega à fase final.

Para o respirador cearense entrar no mercado, são esperadas parcerias, como destaca o pesquisador da Uece. “O próximo passo é a busca por financiamento para adequar o protótipo às exigências da ANVISA para produtos em saúde”. Professor Sales ressalta, ainda, a relevância do equipamento. “O projeto é importante por abrir a possibilidade de termos ventiladores mecânicos com custo inferior aos do mercado, com possibilidade de montagem com peças de fácil acesso no mercado nacional”, já que o equipamento usa componentes também da indústria automotiva, o que facilita a aquisição de peças em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :