Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

PACATUBA e MARACANAÚ recebem oficinas e espetáculos ONLINE do projeto DANÇA CEARÁ CRIANÇA

 

 

As oficinas para os participantes de Pacatuba acontecem nos dias 1º e 2 de abril e, para Maracanaú, será no dia 3 do mesmo mês. Quatro espetáculos também serão apresentados no canal do Dança Ceará Criança no YouTube, compondo a programação de Pacatuba. O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

 

As cidades de Pacatuba e Maracanaú recebem na primeira semana de abril oficinas online do projeto Dança Ceará Criança. As oficinas são voltadas para educadores que atuam no ensino da dança, professores da rede pública e público infanto-juvenil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.dancacearacrianca.com.br.

 

Para o público em geral também serão exibidos os espetáculos “Um tiquinho de Nada” com a Cia CLE, “Iracema” com Rosa Primo, “Felizes para Sempre” com Clarissa Costa e Jhon Morais e “Inventário de Belezas” novo trabalho da Paracuru Cia de Dança, coreografado por Fernando Bongiovanni, como parte dos Percursos de Criação, da Bienal Internacional de Dança do Ceará. As exibições acontecem no canal “Dança Ceará Criança” no YouTube.

 

AS OFICINAS

 

Iniciado no dia 17 de março, o ciclo de oficinas já contemplou professores e crianças de Paracuru, Itapipoca e Aratuba. Em Pacatuba será nos dias 1º e 2 de abril e em Maracanaú no dia 3. Em seguida, será a vez dos participantes de Fortaleza, com ações formativas de 16 a 18 de abril. As orientadoras dos encontros são Rosa Primo, bailarina e professora de dança, e Denise Parra, doutoranda em dança.

 

Em Pacatuba serão realizadas as seguintes atividades: Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança, no dia 1º às 9h, Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística no dia 1º às 15 horas, e Vivências de Dança no dia 2 às 10h e às 14h, com crianças de 7 a 15 anos.

 

Em Maracanaú acontece no sábado dia 3 a Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística às 14h.

 

Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança é voltada para profissionais que atuam no ensino de dança e que desejam pensar e desenvolver propostas pedagógicas voltadas para a faixa etária da infância à adolescência.

 

Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística destina-se a profissionais da rede pública de ensino, objetivando a sensibilização do movimento e de poéticas pedagógicas para o trabalho de preparação à fruição artística, que poderá ser desenvolvido  por eles em sala de aula com seus alunos.

 

As Vivências de Dança com Crianças são ações realizadas com orientação de profissionais especializados em propostas pedagógicas em dança para o público infanto-juvenil, articulando uma rede de atores do trabalho sócio-pedagógico direcionado ao público infantil e seus familiares (Escolas de ensino fundamental, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Associações comunitárias, etc).


OS ESPETÁCULOS


Em “Um Tiquinho de nada” Sâmia Bittencourt é a palhaça Nada, que perambula pelas ruas em mais um dia de labuta. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua.


“Iracema” é um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

 

“Felizes para Sempre” é uma proposta cênica de dança-integrada desenvolvida por Clarissa Costa e Jhon Morais, que de forma bem humorada, tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor. Com referências do melodrama, cinema mudo, a proposta é responder, como ir do céu ao inferno em uma dança. Para tanto, passeiam por entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 


“Inventário de belezas” é o mais novo espetáculo da Cia de Dança de Paracuru, realizado em parceria com a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par, em residência de criação com o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni. “Inventários de belezas” propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de movimento voltada para o público jovem.

 

Dança Ceará Criança” é um projeto de formação, criação, difusão e acessibilidade com foco formativo, com seminário, oficinas e exibição online de vários espetáculos filmados, selecionados especialmente para este projeto, que teve início no dia 16 de março e segue com programação até o dia 18 de abril.

 

O PROJETO DANÇA CEARÁ CRIANÇA

 

O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, com realização da Proarte. Parceiros: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Dança - UFC, Vila das Artes - equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola de Dança de Paracuru, Prefeitura Municipal de Paracuru, Ponto de Cultura Galpão da Cena, Prefeitura de Itapipoca, Secretaria de Cultura de Itapipoca, Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Prefeitura Municipal de Pacatuba e Instituto Antônio Justa.

 

PROGRAMAÇÃO - PACATUBA:

Dia 1º/04 às 9h - Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança

Dia 1º/04 às 15h - Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística

Dia 2/04 às 10h e às 14h - Vivências de Dança com Crianças

Dia 3/04 às 18h - “Um tiquinho de Nada” com Cia CLE

Dia 3/04 às 20h - “Iracema” com Rosa Primo

Dia 4/04 às 18h - “Felizes para Sempre” com Clarissa Costa e Jhon Morais

Dia 5/04 às 19h - “Inventário de Belezas” com Paracuru Cia de Dança

 

PROGRAMAÇÃO – MARACANAÚ:

Dia 3 às 14h - Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística.

 

SERVIÇO

Dança Ceará Criança - Oficinas para participantes de Pacatuba nos dias 1º e 2 de abril e em Maracanaú no dia 3 de abril de 2021, com inscrições gratuitas no site www.dancacearacrianca.com.br ou no instagram @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.comExibições nos dias 3, 4 e 5 no canal Dança Ceará Criança no YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.