Compartilhe: A maioria dos casos atendidos envolve a espécie Tityus stigmurus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo-do-Nordeste, considerada a mais prevalente na região O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento da Prefeitura de Fortaleza, registrou um aumento no número de atendimentos por picadas de escorpião em 2025. Entre janeiro e dezembro, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do IJF, registrou 3.200 casos, enquanto no mesmo período de 2024 foram contabilizadas 2.668 vítimas. Os números representam um aumento de cerca de 20% entre 2024 e 2025. Os dados reforçam a importância da vigilância da população e da busca imediata por atendimento em unidades de saúde em casos de acidentes com animais peçonhentos. Ao longo de 2025, os meses com maior número de atendimentos foram agosto e setembro, período em que tradicionalmente há maior proliferação do escorpião, favorecida por fatores climáticos e ambientais. O recorde do ano foi em agosto, com 328 at...
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas reduzidas entre quinta (1º) e sexta-feira (2). Conforme análise das condições de tempo realizada na manhã de hoje, a tendência é que os acumulados fiquem concentrados entre o Litoral Norte e a Ibiapaba.
Os acumulados esperados para este dois dias deverão ocorrer entre a tarde e a noite e, neste momento, não há indícios que sejam mais expressivos e abrangentes.
Este cenário se dá pela formação de áreas de instabilidade que deverão atuar de forma restrita no noroeste do Estado. Nas demais áreas, não há perspectiva de precipitações, ficando apenas com céu variando entre claro e parcialmente nublado ao longo das próximas 48 horas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.