Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
O Grupo Marquise se uniu à campanha que visa enfrentar esse momento delicado que requer cooperação de todos: poder público, setor privado e população em geral.
Com a proposta de reunir forças no enfrentamento à crise sanitária, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde, convocou o setor produtivo, em especial a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), para formar parcerias viáveis.
São necessários leitos, vacinas, insumos e distanciamento social. O Grupo Marquise abraçou o projeto e construiu um hospital de campanha em Crateús, cidade do Sertão cearense, que possui mais de 75 mil habitantes. O equipamento foi entregue nesta quinta-feira (08/04), com 40 leitos estruturados: ambiente climatizado e aparelhado. A cidade foi escolhida, dentre outras coisas, pelo difícil acesso à capital – já que 350 km separam Crateús de Fortaleza.
“Nesse momento toda a ajuda é válida. Mais do que nunca é hora de unir forças. Acredito que, cada um fazendo a sua parte, de acordo com as suas possibilidades, vamos conseguir vencer essa batalha pela saúde e pela vida”, afirma José Carlos Pontes , acionista do Grupo Marquise.
--
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.