Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou o fornecimento do medicamento Mitotano a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com carcinoma adrenocortical (CAC) – câncer raro, agressivo e sem alternativa terapêutica eficaz. O tribunal acolheu parcialmente a tutela provisória de urgência (liminar) pedida pelo Ministério Público Federal em recurso, após a negativa do pedido em primeira instância. A decisão reconhece a urgência da situação e o risco concreto à vida dos pacientes que estavam sem acesso ao medicamento. De acordo com o pedido do MPF. o Mitotano, que já foi comercializado no Brasil com o nome comercial Lisodren, é utilizado no tratamento do carcinoma adrenocortical desde a década de 1960 e é reconhecido como a primeira e mais eficaz opção terapêutica para a doença. O medicamento é indicado tanto para casos de tumores inoperáveis, metastáticos ou recorrentes quanto como terapia adjuvante, para reduzir o risco de recid...
Nesta quarta-feira (5) o senador Eduardo Girão (Podemos) utilizou a oportunidade de questionar e pedir esclarecimentos ao ex-ministro da saúde, Nelson Teich, sobre as decisões de gestão adotadas durante o tempo em que foi titular da pasta, em 2020.
Entre os temas abordados por Girão, estão: aquisições de insumos e vacinas no Governo Federal, sistema de informações e transparência no ministério e planejamento para montagem e desmontagem do hospital de campanha dos Estados e Municípios.
Além dos temas citados, o senador aproveitou a ocasião para relembrar o socorro prestado pelo Governo Federal ao Ceará quando a compra de respiradores, até então, superfaturados não foi entregue no prazo estipulado, deixando milhares de cearenses sem amparo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.