Pular para o conteúdo principal

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

*Live compartilha histórias de maternidade, empreendedorismo e os desafios de conciliar a dupla jornada*

 



_Mônica Gomes e Vládia Gonçalves são mães e empresárias que iniciaram um negócio juntas, durante a pandemia. Quinta-feira (20), às 17h, a live “Mãe e empreendedora de sucesso” aborda os detalhes dessa trajetória._


A dupla jornada faz parte do dia a dia das mães brasileiras. Conciliar trabalho e maternidade é quase uma arte. Mas, afinal, qual o impacto da pandemia na vida das mamães empreendedoras? A especialista em marcas e patentes, Vládia Gonçalves e a empresária, Mônica Gomes uniram forças e em meio à crise sanitária criaram uma empresa que atua na fabricação de pré- moldados. Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 17h, ambas compartilharão com outras mães e trabalhadoras, como conseguiram inovar e criar um empreendimento, apesar do contexto atual.


Segundo Mônica Gomes, o momento é válido para alinhar boas ideias e estratégias na busca por novas oportunidades e até mesmo carreiras. “Eu já trabalhava com fabricação e venda de peças e acessórios para carros off-road, incluindo a parte de oficina mecânica. Após conhecer a Vládia, que é sobrinha do meu esposo, trocamos ideias, criamos um produto inovador para o mercado e decidimos investir na fabricação de pré- moldados. Estamos unindo forças e conhecimentos de cada uma, eu faço a parte de produção e a Vládia faz a parte comercial”, explica Mônica Gomes.


Antes de iniciar um negócio, no entanto, é fundamental que se faça um estudo de mercado, para entender a viabilidade de implantar a ideia, tratando de certas questões que permitem que o risco do investimento seja controlado, preferencialmente que seja uma oportunidade de mercado e que tenha conexão com o propósito da pessoa. Vládia Gonçalves afirma que conciliar a maternidade e o trabalho requer resiliência. “Pois precisamos ter "jogo de cintura" com as situações de desafios. No empreendedorismo, vejo que tenho mais flexibilidade para administrar as duas áreas da minha vida: os negócios e a maternidade. Também conto com uma rede de apoio importante, como minha secretária, o motorista, nossa babá, que fazem com que a maternidade aconteça de forma mais tranquila”, reforça Vládia.


Dados importantes

O levantamento ‘Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil’, realizado pelo IBGE, constatou que, no ano passado, somente 54,6% das mulheres entre 25 e 49 anos que têm filhos estavam trabalhando – por outro lado, a porcentagem de homens na mesma situação sobe para 89,2%. Ao pensar em mulheres mães negras e pardas, a ocupação é ainda menor, de apenas 49,7%. Apesar de muita gente ter se adaptado ao esquema remoto de trabalho, dados da plataforma Workana, responsável por conectar freelancers a empresas da América Latina, mostram que a desigualdade de gênero também ficou em evidência no home office: segundo o relatório de 2020 da empresa, 48,3% das mulheres em regime CLT estavam também cuidando dos filhos em casa, enquanto apenas 11,1% dos homens exerciam as mesmas funções.


_Sobre Mônica Gomes_


“Sou uma mulher que desde muito cedo batalha pelos objetivos. Sempre que eu quero algo, luto até conquistar. Não sou de desistir fácil daquilo que eu quero, nem mesmos das coisas difíceis. Sou empresária e busco sempre inovar no mercado, conquistando a fidelidade de clientes antigos e conquistando novos clientes. Tenho 3 filhos. Sou mãe, e daquelas bem protetoras, por sinal. Nunca deixei que faltasse nada para os meus filhos, sempre fiz de tudo por eles. Sempre busco estar presente na minha família e na vida dos meus filhos, sem que atrapalhe o meu trabalho.  Eles sempre me apoiam muito. Passei por muitas coisas nessa vida, sejam elas boas ou não mas, foram coisas que me tornaram a mulher, mãe e empresária que sou hoje. Meu maior desafio é conseguir treinar novas pessoas para exercerem suas funções de forma correta”, descreve Mônica. 


_Sobre Vládia Gonçalves_


“Atualmente, atuo nos ramos de propriedade industrial e intelectual, no segmento de marketing digital e mais recentemente, com a fabricação de forro pré-moldado para a indústria da construção civil. Me sinto muito ungida em Deus. A minha vida profissional se deu através da necessidade do mercado. Pois os clientes que eu visitava na época em que trabalhava para outra empresa do mesmo segmento que o meu, sentiam necessidade de um acompanhamento melhor e mais próximo. Assim, percebendo essa carência, em 2003 abri uma sociedade e em seguida coloquei minha própria empresa em marcas e patentes, que hoje tem mais de 18 anos de atuação nos mercados local e nacional. É uma trajetória de desafio e superação, sempre trabalhando com transparência tanto com os clientes, quanto com os meus colaboradores", explica Vládia.


*Serviço*

Live “Mãe e empreendedora de sucesso”

Quinta-feira, 20 de maio, às 17h

No Instagram @grupovladiagoncalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.