Pular para o conteúdo principal

Suspeito por homicídio qualificado em Novo Oriente/CE é preso em Goiás durante ação conjunta

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), cumpriu, nessa quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 46 anos, investigado por crime de homicídio. O suspeito foi localizado e preso na cidade de Goiânia, em Goiás. Segundo investigações coordenadas pela Delegacia Municipal de Novo Oriente da PCCE, o alvo é apontado como responsável por um crime de homicídio que vitimou um homem, de 26 anos. O caso foi registrado no dia 8 de fevereiro deste ano, na cidade de Novo Oriente, no Ceará. Com o aprofundamento das investigações, o Núcleo Avançado de Inteligência da Delegacia Regional de Crateús da PCCE identificou que o suspeito estava homiziado na capital goiana. De posse das informações e após trocas de informações entre as Forças de Segurança dos dois estados, as equipes lograram êxito na prisão do indivíduo. Após a captura, o homem foi conduzido para uma unidade policial, onde o mandado de prisão foi cump

Parque Tecnológico da UFC dá início às quatro primeiras incubações de startups acadêmicas

 Quatro spin-offs (startups acadêmicas, empresas que nasceram a partir de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico) serão incubadas pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará. Os contratos foram assinados nesta semana pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento de Pesquisas (ASTEF), Prof. Barros Neto, e representam um importante passo para a política de inovação. A ASTEF é a entidade gestora do PARTEC.

Imagem: Fachada do prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação abrigará duas das quatro spin-offs incubadas pelo Parque Tecnológico (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)
Condomínio da Inovação abrigará duas das quatro spin offs incubadas pelo Parque Tecnológico (Foto: Ribamar Neto/UFC)

As spins-offs são resultado de pesquisas acadêmicas em áreas como saúde, engenharia e finanças. Uma vez que as pesquisas geraram produtos inovadores, seus autores se preparam para dar o passo seguinte e transformá-los em empresas, com todos os desafios que isso implica.

Dentro da política de inovação da UFC, é nesse ponto que entra o PARTEC: por 12 meses, a Universidade oferece gratuitamente instalações físicas, Internet, serviços de limpeza e segurança. Também oferece acesso e uso de laboratórios específicos, com equipamentos de ponta, que são fundamentais para o desenvolvimento dos produtos e o eventual ganho de escala do processo.

Além disso, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), as spin-offs terão acesso à capacitação e consultoria para organizar a área de gestão e negócios da empresa. Em contrapartida, se elas vierem dar lucro, a Universidade receberá um percentual do valor. 

"Todo o trabalho que a gente vem fazendo em torno do empreendedorismo e da inovação começa a mostrar resultados. Estamos abrindo espaço para as startups acadêmicas, as spin-offs, e eu fico muito feliz porque vejo uma perspectiva. Em tão pouco tempo, já temos as quatro primeiras instaladas e isso é muito importante porque serve de exemplo. Estamos começando, e começando bem", avalia o reitor Cândido Albuquerque.

O reitor situa o momento dentro da nova política de inovação da UFC. "Temos dois equipamentos muito importantes, o Parque Tecnológico e o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Juntos, eles vão criar um ambiente fundamental para nossa Universidade", disse.

CONHECENDO AS SPINS-OFFS – As empresas que serão incubadas apresentam um perfil bastante diversificado, aponta o diretor geral do PARTEC, Prof. Fernando Nunes. Todas participaram de um edital público lançado no fim do ano passado. O lançamento oficial do processo de incubação deve ser feito na próxima terça-feira (1º), no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici, com a entrega presencial do material aos líderes das spin-offs.

Uma das spin-offs é a TECDERM, empresa da área de saúde que está desenvolvendo curativos de alta performance. Como explica o Prof. Fernando, o produto utiliza-se das próprias células mortas para acelerar o processo de cicatrização das feridas. Com isso, pretende-se evitar casos mais graves, como os das escaras, que muitas vezes levam meses para ser tratados.

A empresa será instalada no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e utilizará o Laboratório de Curativos e Medicamentos do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) para pesquisas de uso e testagem. Também deve realizar o desenvolvimento de novos produtos no Laboratório do Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes.

Outra spin-off a atuar na área de saúde, segundo o diretor do PARTEC, será a MEDSEQ Medicina Personalizada, que trabalha com diagnóstico preventivo do câncer. A empresa ficará localizada na Faculdade de Medicina (FAMED) e poderá utilizar o Laboratório de Citogenômica do Câncer, para aprimoramento dos seus produtos.

A terceira é a Soluções de Machine Learning para Manutenção e Inspeção Industrial, que trabalha com identificação de problemas em tubulações e será instalada no Condomínio. A spin-off permitirá identificar problemas com maior precisão e utilizará o Laboratório de Metrologia Mecânica.

A quarta spin-off é a Open Source Bankings, que ficará sediada no Campus de Crateús. A spin-off está desenvolvendo um sistema em código aberto, gratuito, para facilitar a gestão financeira e bancária de pequenos negócios. A Open Source trabalhará com capacitação para implantação do sistema, manutenção e atualização do sistema. Ela utilizará o Laboratório Loja 04 do PARTEC.

O presidente da Fundação ASTEF, Prof. Barros Neto, destaca que a Universidade vem avançando na cultura da inovação e do empreendedorismo, e que é muito importante ver a UFC gerar suas próprias spin-offs. "É uma contribuição importante para a sociedade e, ao mesmo tempo, um grande momento para a Universidade. Que venham outras e que elas sejam muito bem-sucedidas", diz.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.