Pular para o conteúdo principal

Tecnologia e licenciamento ambiental com foco na sustentabilidade do Estado foram assuntos debatidos pelos Diálogos Ambientais da Semace

 

Ao longo dos anos, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais a favor do progresso de diversas vertentes, e isso tem sido notório com a pandemia. Nessa perspectiva, a sustentabilidade no Ceará se torna assertiva por aliar inovação no campo de atividades do licenciamento ambiental. Tudo isso foi mostrado e debatido por especialistas durante a 10ª edição do Diálogos Ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, na quarta-feira (23/6), via canal do Youtube da Semace.


O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace Tiago Bessa falou sobre os principais projetos desenvolvidos e executados pelo setor envolvendo aspectos como automação e controle de processos, uso de dados, aperfeiçoamento de serviços, redução de custos. A Carta de Serviços do órgão (60 serviços digitais sendo nove de licenciamento) foi um dos projetos destacados pelo gestor. “Dados é inteligência. A automação digital vem quebrando barreiras, promovendo mais transparência, tornando nossos serviços mais acessíveis e reconhecidos por outros órgãos”, disse Bessa.


Adilson Júnior, diretor de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) da autarquia, sintetizou sobre o conceito de licenciamento ambiental conforme a Conama nº237/97, destacando também funções e resultados das gerências de Licenciamento e de Análise e Monitoramento. Segundo o gestor, a média de licenças protocoladas em três anos (2018/2019/2020) foi de 3.343 unid./ano e a média de emitidas 2.829 unid./ano. “É uma quantidade satisfatória, e isso porque não colocamos as autorizações ambientais e declarações de isenção, e que ainda passamos por uma pandemia”, observou Adilson.


Em seguida, o gerente de licenciamento (Gecon) Waslley Maciel destacou pontos positivos entre os anos de 2019 a 2021. Dentre eles, o gestor apontou a redução de 58% de processos passivos (mais antigos), consequência de uma força tarefa aplicada no período de dois anos. “Os setores da construção civil e de postos de combustíveis foram as atividades mais demandadas pelos técnicos. É uma redução considerável, que trouxe melhor organização e resultados, hoje conseguimos dar uma resposta mais rápida para os interessados”, informou o gestor da Gecon que falou também sobre fluxograma, ferramentas, EIA-Rimas e demais atividades desenvolvidas pelo setor.


Advogado e membro há dois anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), Rômulo Alexandre foi o expositor convidado pela Semace. Em sua apresentação, o advogado explicou sobre o papel do colegiado, elencou tópicos relacionados à relevância da avaliação ambiental, do licenciamento ambiental e de competências, da estrutura que está relacionada diretamente ao porte e potencial poluidor, da participação da sociedade e comunidades impactadas, e da tecnologia aliada a todos os processos, dentre outros. “A tecnologia é fundamental para os avanços dos processos de licenciamento ambiental, isso do ponto de vista de qualidade e custo”, pontuou Alexandre destacando a Semace como um órgão exemplar no assunto.


A mediação dos Diálogos Ambientais foi feita pelo professor do Instituto Federal do Ceará Jaguaribe, Marcos Vieira. O evento, que é uma parceria da Semace com o IFCE e Núcleo Audiovisual Jaguaribe (Naja), contou com 451 inscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.