Pular para o conteúdo principal

Tecnologia e licenciamento ambiental com foco na sustentabilidade do Estado foram assuntos debatidos pelos Diálogos Ambientais da Semace

 

Ao longo dos anos, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais a favor do progresso de diversas vertentes, e isso tem sido notório com a pandemia. Nessa perspectiva, a sustentabilidade no Ceará se torna assertiva por aliar inovação no campo de atividades do licenciamento ambiental. Tudo isso foi mostrado e debatido por especialistas durante a 10ª edição do Diálogos Ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, na quarta-feira (23/6), via canal do Youtube da Semace.


O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace Tiago Bessa falou sobre os principais projetos desenvolvidos e executados pelo setor envolvendo aspectos como automação e controle de processos, uso de dados, aperfeiçoamento de serviços, redução de custos. A Carta de Serviços do órgão (60 serviços digitais sendo nove de licenciamento) foi um dos projetos destacados pelo gestor. “Dados é inteligência. A automação digital vem quebrando barreiras, promovendo mais transparência, tornando nossos serviços mais acessíveis e reconhecidos por outros órgãos”, disse Bessa.


Adilson Júnior, diretor de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) da autarquia, sintetizou sobre o conceito de licenciamento ambiental conforme a Conama nº237/97, destacando também funções e resultados das gerências de Licenciamento e de Análise e Monitoramento. Segundo o gestor, a média de licenças protocoladas em três anos (2018/2019/2020) foi de 3.343 unid./ano e a média de emitidas 2.829 unid./ano. “É uma quantidade satisfatória, e isso porque não colocamos as autorizações ambientais e declarações de isenção, e que ainda passamos por uma pandemia”, observou Adilson.


Em seguida, o gerente de licenciamento (Gecon) Waslley Maciel destacou pontos positivos entre os anos de 2019 a 2021. Dentre eles, o gestor apontou a redução de 58% de processos passivos (mais antigos), consequência de uma força tarefa aplicada no período de dois anos. “Os setores da construção civil e de postos de combustíveis foram as atividades mais demandadas pelos técnicos. É uma redução considerável, que trouxe melhor organização e resultados, hoje conseguimos dar uma resposta mais rápida para os interessados”, informou o gestor da Gecon que falou também sobre fluxograma, ferramentas, EIA-Rimas e demais atividades desenvolvidas pelo setor.


Advogado e membro há dois anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), Rômulo Alexandre foi o expositor convidado pela Semace. Em sua apresentação, o advogado explicou sobre o papel do colegiado, elencou tópicos relacionados à relevância da avaliação ambiental, do licenciamento ambiental e de competências, da estrutura que está relacionada diretamente ao porte e potencial poluidor, da participação da sociedade e comunidades impactadas, e da tecnologia aliada a todos os processos, dentre outros. “A tecnologia é fundamental para os avanços dos processos de licenciamento ambiental, isso do ponto de vista de qualidade e custo”, pontuou Alexandre destacando a Semace como um órgão exemplar no assunto.


A mediação dos Diálogos Ambientais foi feita pelo professor do Instituto Federal do Ceará Jaguaribe, Marcos Vieira. O evento, que é uma parceria da Semace com o IFCE e Núcleo Audiovisual Jaguaribe (Naja), contou com 451 inscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!