Pular para o conteúdo principal

SSPDS apresenta avanços na segurança pública em reunião do secretariado do Governo do Ceará

  A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) apresentou, com representantes de todas as forças vinculadas, os avanços da pasta em 2025 durante reunião do secretariado promovida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O encontro ocorreu neste sábado (20), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, destacou a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará. “Nós já estamos com os dados de novembro fechados e, nesses 11 meses do ano, conseguimos reduzir cerca de 6,9%, quase 7%, os crimes contra a vida, os assassinatos. Trata-se de uma redução importante. Não é uma comemoração, mas uma constatação e uma prestação de contas”, enfatizou. O secretário acrescentou ainda que a redução do índice de roubos chegou a 28%, enquanto houve aumento na apreensão de armas. “Hoje, nós já temos mais armas apreendidas do que em todo o ano passado”, afirmou. Para Roberto Sá, os números demonstram que a Segurança Pública do ...

Tecnologia e licenciamento ambiental com foco na sustentabilidade do Estado foram assuntos debatidos pelos Diálogos Ambientais da Semace

 

Ao longo dos anos, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais a favor do progresso de diversas vertentes, e isso tem sido notório com a pandemia. Nessa perspectiva, a sustentabilidade no Ceará se torna assertiva por aliar inovação no campo de atividades do licenciamento ambiental. Tudo isso foi mostrado e debatido por especialistas durante a 10ª edição do Diálogos Ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, na quarta-feira (23/6), via canal do Youtube da Semace.


O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace Tiago Bessa falou sobre os principais projetos desenvolvidos e executados pelo setor envolvendo aspectos como automação e controle de processos, uso de dados, aperfeiçoamento de serviços, redução de custos. A Carta de Serviços do órgão (60 serviços digitais sendo nove de licenciamento) foi um dos projetos destacados pelo gestor. “Dados é inteligência. A automação digital vem quebrando barreiras, promovendo mais transparência, tornando nossos serviços mais acessíveis e reconhecidos por outros órgãos”, disse Bessa.


Adilson Júnior, diretor de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) da autarquia, sintetizou sobre o conceito de licenciamento ambiental conforme a Conama nº237/97, destacando também funções e resultados das gerências de Licenciamento e de Análise e Monitoramento. Segundo o gestor, a média de licenças protocoladas em três anos (2018/2019/2020) foi de 3.343 unid./ano e a média de emitidas 2.829 unid./ano. “É uma quantidade satisfatória, e isso porque não colocamos as autorizações ambientais e declarações de isenção, e que ainda passamos por uma pandemia”, observou Adilson.


Em seguida, o gerente de licenciamento (Gecon) Waslley Maciel destacou pontos positivos entre os anos de 2019 a 2021. Dentre eles, o gestor apontou a redução de 58% de processos passivos (mais antigos), consequência de uma força tarefa aplicada no período de dois anos. “Os setores da construção civil e de postos de combustíveis foram as atividades mais demandadas pelos técnicos. É uma redução considerável, que trouxe melhor organização e resultados, hoje conseguimos dar uma resposta mais rápida para os interessados”, informou o gestor da Gecon que falou também sobre fluxograma, ferramentas, EIA-Rimas e demais atividades desenvolvidas pelo setor.


Advogado e membro há dois anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), Rômulo Alexandre foi o expositor convidado pela Semace. Em sua apresentação, o advogado explicou sobre o papel do colegiado, elencou tópicos relacionados à relevância da avaliação ambiental, do licenciamento ambiental e de competências, da estrutura que está relacionada diretamente ao porte e potencial poluidor, da participação da sociedade e comunidades impactadas, e da tecnologia aliada a todos os processos, dentre outros. “A tecnologia é fundamental para os avanços dos processos de licenciamento ambiental, isso do ponto de vista de qualidade e custo”, pontuou Alexandre destacando a Semace como um órgão exemplar no assunto.


A mediação dos Diálogos Ambientais foi feita pelo professor do Instituto Federal do Ceará Jaguaribe, Marcos Vieira. O evento, que é uma parceria da Semace com o IFCE e Núcleo Audiovisual Jaguaribe (Naja), contou com 451 inscritos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.