Pular para o conteúdo principal

Aluno de 16 anos é esfaqueado dentro de escola particular em Fortaleza No momento da ocorrência, pais de alunos chegaram à escola, em desespero, para retirar os filhos da unidade de ensino

  Um aluno de 16 anos de idade foi esfaqueado durante um ataque dentro do banheiro de uma escola particular em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2). O adolescente, conforme informado no local, levou sete facadas e precisou ser socorrido inicialmente ao Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), em Fortaleza. Foto: Reprodução / GCC De acordo com relatos de familiares à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, ele e o agressor não estudavam na mesma sala e não havia relatos de desentendimentos anteriores. A agressão teria ocorrido de forma repentina, segundo informações repassadas no local. Gcmais

Artigo - Defensores atuantes em prol do ECA








Uma das Leis mais destacadas do nosso ordenamento jurídico, voltada ao amparo  integral e a proteção de crianças e adolescentes completa, neste mês, 31 anos. Estamos falando do Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA. Com o advento da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, crianças e adolescentes passaram a ser vistos sob nova perspectiva, como “sujeitos de direitos”. Desde então, novos rumos foram traçados para garantir a proteção de meninos e meninas de zero a 18 anos.


É válido ressaltar que sem essa mudança pouco se teria avançado em nosso país com relação aos direitos das crianças e adolescentes. Porém, precisamos lembrar que muitas questões ainda são preocupantes, como a violência, que vitima muitos adolescentes, principalmente nas nossas periferias; o trabalho infantil, que muitas vezes retira dos nossos jovens da escola. 


E qual o papel dos defensores públicos na manutenção do ECA e na proteção integral de crianças e dos adolescentes? A Defensoria Pública presta atendimento especializado que promove e defende os direitos, atuando no âmbito protetivo, socioeducativo e de educação em direitos. Na área protetiva, a Defensoria Pública propõe medidas judiciais ou extrajudiciais para a tutela de interesses coletivos ou individuais de crianças e adolescentes. Já na área socioeducativa, a Defensoria tem o dever legal de assegurar aos adolescentes em conflito com a lei o pleno exercício de seus direitos e garantias fundamentais, como o acesso à saúde e à educação.


Os defensores públicos devem manter, portanto, uma postura ativa na defesa dessas crianças e adolescentes, já que muitas vezes a violência praticada contra estes é silenciosa, inexistindo denúncias ou relatos formais. O fato é que nós, defensoras e defensores públicos, somos incansáveis em se tratando do respeito ao direito de crianças e adolescentes, estando sempre a postos para mobilizar toda a sociedade civil, e os poderes constituídos, sobre a necessidade de assegurar, com prioridade absoluta, o direito desses seres ainda em formação e sempre com base no ECA.


Dr. Alfredo Homsi - Defensor Público do Estado do Ceará e Diretor de Comunicação da ADPEC. alfredo.defensor@gmail.com

Comentários