Pular para o conteúdo principal

Previsão do tempo indica domingo chuvoso em Fortaleza e em todo o Ceará, com alertas de perigo do Inmet Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de energia

  O domingo (08/02) começou com tempo instável em Fortaleza e a previsão indica que as chuvas devem continuar ao longo do dia em grande parte do Ceará. De acordo com os órgãos de meteorologia, o cenário é típico de um fim de semana marcado por elevada nebulosidade, pancadas de chuva e possibilidade de precipitações de intensidade moderada a forte, especialmente nas regiões litorâneas. Foto: Reprodução Durante a manhã, a previsão aponta céu variando de parcialmente nublado a nublado, com chuvas de intensidade moderada no sul do Estado. No Litoral de Fortaleza, no Litoral do Pecém e na região da Jaguaribana, as chuvas podem ocorrer de forma moderada, com momentos de maior intensidade, exigindo atenção da população para possíveis transtornos urbanos. Gcmais 

Fortaleza inicia vacinação contra gripe para público geral a partir desta segunda-feira (05/07)

 A Prefeitura de Fortaleza avança na imunização da população fortalezense visando o combate a pandemias. A partir desta segunda-feira (05/07), a vacina contra gripe será ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. A aplicação ocorre nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde da Capital, das 8h às 17h.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. A gripe H1N1 foi declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal.

A campanha teve início no dia 12 de abril e contemplou, até o momento, mais de 218 mil pessoas entre os grupos prioritários da primeira, segunda e terceira fase. “É importante que os fortalezenses a partir de 6 meses de idade busquem os postos para receber a vacina contra a gripe, incluindo os que ainda não se vacinaram e faziam parte dos grupos prioritários das fases anteriores. Assim como a da Covid-19, esta é uma vacina pandêmica. Esta busca pode evitar um novo surto de gripe”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da SMS.

Crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade

Serão aplicadas duas doses da vacina contra a gripe nas crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

Documentação necessária

Para ter direito à imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS.

Caso a pessoa tenha recebido a vacina da Covid-19, ela deve aguardar para receber a vacina da gripe respeitando o intervalo de, no mínimo, 14 dias, e vice-versa.

Comentários