Pular para o conteúdo principal

MPCE firma acordo com Município de Fortaleza para garantir acompanhamento médico a pessoas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, garantiu o acompanhamento médico das pessoas residentes em todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Fortaleza, através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, nessa terça-feira (06/07), com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital cearense. 

O TAC foi celebrado durante audiência virtual conduzida pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde foi representada por Valeria Alves Machado Penha, responsável pela Área Técnica da Saúde do Idoso da Pasta. O evento virtual ainda contou com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI), José Juca de Mesquita Paiva. 

Com o compromisso, a Secretaria da Saúde de Fortaleza compromete-se, a contar da assinatura do termo, a regularizar visitas periódicas pela respectiva equipe da unidade de saúde, bem como fornecer medicamentos de forma contínua e demais questões relacionadas à garantia de atendimento às pessoas idosas institucionalizadas nas Instituições de Longa Permanência de Fortaleza, públicas, privadas e/ou filantrópicas.  

Conforme o documento, a Secretaria realizará a visita domiciliar de acordo com a extratificação de risco para linha de cuidado da pessoa idosa institucionalizada, devendo realizar pelo menos uma visita a cada seis meses nas ILPIs que menos demandarem assistência. Também foi estabelecido que o órgão municipal entregará à Promotoria no prazo de 30 dias o plano de extratificação de risco definindo a periodicidade de atendimento a cada uma das ILPIs existentes no Município de Fortaleza.  

A SMS ainda encaminhará à Promotoria de Justiça relatórios circunstanciados acerca da composição da equipe responsável pelas visitas periódicas às Instituições de Longa Permanência para Idosos de Fortaleza, devendo especificar o número de pessoas idosas atendidas, os encaminhamentos de pedidos de marcação de consultas e exames médicos endereçados ao sistema público de saúde, além de outros pontos essenciais de atuação nas visitas.  

O promotor de Justiça Alexandre Alcântara, que também é coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do MPCE, ressalta que a iniciativa decorre da necessidade de atualização dos pactos firmados em audiências com a SMS entre os anos de 2015 e 2016, garantindo assim que os idosos institucionalizados nas ILPIs fossem acompanhados por profissionais de saúde dos postos de saúde mais próximos. Na época, os referidos acordos eram firmados em audiência, pactuando-se a periodicidade das visitas e a forma de fornecimento da medicação de uso contínuo. 

“Essa iniciativa é de fundamental importância para a garantia ao direito fundamental à saúde das pessoas idosas institucionalizadas”, afirma o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza. 

Participaram da audiência virtual representantes das seguintes ILPIs: Casa de Nazaré; Fraternidade de Aliança Toca de Assis (Feminina); Flor de Lotus; Girassol Residencial para Idosos; Lar Martins; Lar de Idosos Nossa Senhora de Fátima; Lar da Imaculada; Lar Três Irmãs; Lar Torres de Melo; Lar de Amparo ao Idoso Aconchego de Santa Terezinha; Lar Santa Bárbara; Recanto Bom Viver; Recanto Sagrado Coração; Sociedade Abrigo dos Idosos São Pedro e Julião Eymard; Vertical Assistência.  

Uma nova audiência, apenas com as ILPIs que não participaram da solenidade, será realizada para que as instituições tomem ciência do inteiro teor do documento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.