Pular para o conteúdo principal

Vestibular para curso de Turismo da Urca acontece em outubro

 Com processo seletivo para a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (Urca) previsto para outubro, foi realizada nessa quarta-feira (28), reunião com representantes da Instituição e da Prefeitura de Barbalha. O objetivo foi dar os encaminhamentos para a implantação definitiva do curso, aprovado recentemente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

O encontro aconteceu em Barbalha, com a presença do reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, do vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira, da pró-reitora de Extensão, Sandra Nancy, e do prefeito Guilherme Saraiva, entre outros participantes.

O curso irá funcionar inicialmente na escola Martiniano de Alencar, no largo do Rosário, em Barbalha, no período noturno. Segundo o prefeito, formar e qualificar o trade turístico reforça um polo universitário de campo estratégico. Ele destaca que a Urca terá um campus na cidade, e com isso abre a possibilidade de ampliação para atração de novos cursos.

O reitor Lima Júnior afirma que serão destinadas pela Universidade 40 vagas anuais. Com isso, as provas do Processo Seletivo Unificado da Urca serão realizadas também em Barbalha, com concorrência para todos os cursos, inclusive para o que será em breve implantado no município.

O novo curso amplia a possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento regional pela oportunidade de qualificação de diversos segmentos e atores do trade turístico, que no Cariri e Centro-Sul assume amplas dimensões (turismo religioso, cultural, científico, ecológico, de lazer, de negócios, dentre outros).

Para o reitor, o curso representa mais um importante projeto da Urca que ganha concretude e que terá seu ambiente de práticas pedagógicas de formação no rico patrimônio turístico, no território do Araripe Geopark Mundial da Unesco, no Hotel Municipal do Caldas, além de um novo campus, cujo projeto e garantias já avançam através de parceria do Governo do Ceará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barbalha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e de toda a comunidade acadêmica.

Criação proposta há duas décadas

A equipe de elaboração foi formada por uma comissão interdisciplinar. A criação do Curso de Turismo já vem sendo pensada para a Região, que traz uma vocação voltada para o segmento de forma evidenciada, há cerca de duas décadas. A URCA, desde a então Reitora Violeta Arraes, vem trabalhando a ideia de criação, proposta desenvolvida desde a gestão anterior do ex-Reitor Patrício Melo, e concluída na atual gestão. Todos os passos para a elaboração do projeto foram trabalhados pela equipe que compôs a comissão, desde as consultas à diversas instituições, seguindo os parâmetros curriculares vigentes, dentro das diretrizes nacionais. O objetivo foi dar um formato adequado para a região e que possibilitasse a formação profissional daqueles que ingressarem no curso, qualificando para o mercado de trabalho.

Para o presidente da comissão, Patrício Melo, o trabalho de elaboração do projeto possibilitou uma ampla pesquisa diante das dinâmicas de cursos de turismo do Brasil. Isso insere desde a formação em idiomas, diálogos com os diversos setores, passando pelas disciplinas de gestão, eventos e práticas em hotelaria, com forma de possibilitar uma perspectiva mais ampla no contexto de graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!