Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília. “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro." O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem . Como solicitar A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante , no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br. Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação d...
Em meio à pandemia, as doenças vasculares, como a trombose venosa ganharam destaque devido a uma estreita relação com a Covid-19. Em 2021, pela primeira vez a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) instituiu a campanha ‘Agosto Azul Vermelho’ para alertar a população sobre os cuidados com a saúde neste quesito. Os sintomas silenciosos e que podem levar ao óbito (a exemplo do AVC e aneurisma) preocupam especialistas.
De acordo com o cirurgião vascular e presidente da SBACV Regional Ceará, Edison Andrade, as doenças vasculares estão associados à graves complicações e responsáveis por uma triste realidade. “As doenças vasculares podem acometer o sistema arterial. A maioria das amputações não-traumáticas de membros inferiores é decorrente de complicações vasculares por obstrução arterial periférica e pé diabético”, alertou o médico.
O especialista acrescenta que a Covid-19 trouxe ainda uma triste e drástica realidade. “Por si só, ela determina uma incidência aumentada de trombose venosa profunda e a sua complicação, que é a embolia pulmonar, pode levar ao óbito. Devemos ainda alertar que as complicações por trombose são muito comuns naqueles que desenvolvem a doença com drásticas complicações, não se justificando deixar de vacinar-se pelos riscos de trombose relacionadas às vacinas”, alerta Edison Andrade.
Mudanças de hábitos no dia a dia têm o poder de evitar estas doenças. O cirurgião vascular cita como alguns cuidados básicos: parar de fumar, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar ficar longos períodos na mesma posição e controlar doenças de base como diabetes e hipertensão .
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.