Com um novo formato de disputa para a temporada 2026, a Diretoria de Competições da CBF realizou, nesta quarta-feira (28), o sorteio dos confrontos da Primeira Fase da competição. Consequentemente, os clubes que entrarão na Segunda Fase também puderam conhecer seus possíveis adversários. Ao todo, quatro equipes cearenses participarão da maior competição do país. O Tirol, que fará sua primeira participação no certame, entra já nesta fase inicial. Seu primeiro embate será diante do América de Propriá, de Sergipe. Quem sair vencedor viajará até Minas Gerais para enfrentar o América-MG. Já o Maracanã encara a Portuguesa-RJ fora de casa. Ceará e Fortaleza aguardam seus adversários na Segunda Fase. O Vovô recebe o vencedor do confronto entre Araguaína-TO e Primavera-SP, enquanto o Leão enfrenta quem passar de Maguary-PE x Laguna-RN. Ambos os jogos serão realizados em solo cearense. Nessas duas fases, as partidas serão disputadas em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, o vence...
Em meio à pandemia, as doenças vasculares, como a trombose venosa ganharam destaque devido a uma estreita relação com a Covid-19. Em 2021, pela primeira vez a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) instituiu a campanha ‘Agosto Azul Vermelho’ para alertar a população sobre os cuidados com a saúde neste quesito. Os sintomas silenciosos e que podem levar ao óbito (a exemplo do AVC e aneurisma) preocupam especialistas.
De acordo com o cirurgião vascular e presidente da SBACV Regional Ceará, Edison Andrade, as doenças vasculares estão associados à graves complicações e responsáveis por uma triste realidade. “As doenças vasculares podem acometer o sistema arterial. A maioria das amputações não-traumáticas de membros inferiores é decorrente de complicações vasculares por obstrução arterial periférica e pé diabético”, alertou o médico.
O especialista acrescenta que a Covid-19 trouxe ainda uma triste e drástica realidade. “Por si só, ela determina uma incidência aumentada de trombose venosa profunda e a sua complicação, que é a embolia pulmonar, pode levar ao óbito. Devemos ainda alertar que as complicações por trombose são muito comuns naqueles que desenvolvem a doença com drásticas complicações, não se justificando deixar de vacinar-se pelos riscos de trombose relacionadas às vacinas”, alerta Edison Andrade.
Mudanças de hábitos no dia a dia têm o poder de evitar estas doenças. O cirurgião vascular cita como alguns cuidados básicos: parar de fumar, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar ficar longos períodos na mesma posição e controlar doenças de base como diabetes e hipertensão .
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.