O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos (EUA) estão prontos para intervir no Irã, onde ocorrem manifestações populares contra o governo. “O Irã está em busca de liberdade, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar, escreveu em sua própria rede social. Trump afirmou nessa sexta-feira (9) que seu país poderia entrar em ação no Irã caso o regime matasse os manifestantes. No momento, já morreram mais de 50 pessoas. Além disso, as autoridades iranianas intensificaram a repressão contra os protestos, segundo informam as agências internacionais. O Irã passa por um apagão na internet desde ontem (9), provocado pelas autoridades locais. Telefonemas também não chegam ao país e os voos foram cancelados. As manifestações começaram no dia 28 de dezembro, inicialmente contra o aumento da inflação, mas já passaram para o âmbito político e buscam agora a derrubada do governo. Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que o...
Em meio à pandemia, as doenças vasculares, como a trombose venosa ganharam destaque devido a uma estreita relação com a Covid-19. Em 2021, pela primeira vez a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) instituiu a campanha ‘Agosto Azul Vermelho’ para alertar a população sobre os cuidados com a saúde neste quesito. Os sintomas silenciosos e que podem levar ao óbito (a exemplo do AVC e aneurisma) preocupam especialistas.
De acordo com o cirurgião vascular e presidente da SBACV Regional Ceará, Edison Andrade, as doenças vasculares estão associados à graves complicações e responsáveis por uma triste realidade. “As doenças vasculares podem acometer o sistema arterial. A maioria das amputações não-traumáticas de membros inferiores é decorrente de complicações vasculares por obstrução arterial periférica e pé diabético”, alertou o médico.
O especialista acrescenta que a Covid-19 trouxe ainda uma triste e drástica realidade. “Por si só, ela determina uma incidência aumentada de trombose venosa profunda e a sua complicação, que é a embolia pulmonar, pode levar ao óbito. Devemos ainda alertar que as complicações por trombose são muito comuns naqueles que desenvolvem a doença com drásticas complicações, não se justificando deixar de vacinar-se pelos riscos de trombose relacionadas às vacinas”, alerta Edison Andrade.
Mudanças de hábitos no dia a dia têm o poder de evitar estas doenças. O cirurgião vascular cita como alguns cuidados básicos: parar de fumar, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar ficar longos períodos na mesma posição e controlar doenças de base como diabetes e hipertensão .
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.