Pular para o conteúdo principal

Aracati: Após ação do MPCE, Justiça determina homologação do resultado de concurso para cadastro de reserva de cargos de nível superior

 Após Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Justiça deferiu pedido de liminar, na última sexta-feira (24/07), determinando que o Município de Aracati, no prazo de cinco dias, homologue o resultado do concurso público para provimento de vagas de cadastro reserva para os cargos de Nível Superior. Há 58 aprovados nessa situação. Em caso de desobediência à Decisão Judicial, está fixada multa diária no valor de R$ 1.000,00. A tutela de urgência foi requerida através da promotora de Justiça Mônica Kaline Barbosa de Oliveira Nobre, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Aracati.  

A homologação deve ser feita por meio da autoridade competente do Município e se refere ao provimento de cargos de nível superior aprovados fora do número de vagas do concurso. O termo inicial de validade do concurso para esses aprovados será a data da publicação do ato de homologação. A decisão foi proferida pela juíza de Direito Kathleen Nicola Kilian, da 2ª Vara Cível da Comarca de Aracati.   

Em relação aos cargos de nível fundamental, técnico e médio, tanto os aprovados dentro das vagas quanto aqueles que ficaram fora da quantidade de vagas (cadastro reserva), o concurso foi homologado em 7 de agosto de 2019. No caso dos aprovados dentro das vagas para nível superior, o ato de homologação foi publicado em 20 de julho de 2021.  

No entendimento exposto na Decisão Judicial, não há razão para tratamento diferenciado entre os aprovados nos cargos de nível superior e os demais cargos de nível médio, fundamental e técnico, tendo em vista que todos os cargos foram regidos pelo mesmo edital.  

Ademais, a administração municipal não justificou o tratamento diferenciado e o Edital nº 12.01/2018 expressa que “o candidato classificado, além do limite das vagas oferecidas neste Edital, poderá ser admitido, caso venha a ocorrer vaga no cargo correspondente e por interesse da Prefeitura Municipal de Aracati, respeitando-se a ordem da classificação final, dentro do período de validade do concurso”.  

Ante a demora na homologação para os cargos de Nível Superior, o MPCE expediu Recomendação para que o prefeito homologasse o resultado do concurso para os graduados. Contudo, a Recomendação foi atendida parcialmente, pois a homologação só foi feita para os aprovados dentro das vagas, excluindo, assim, o cadastro de reserva, previsto no edital. Nesse sentido, o MP ajuizou ACP para proteção dos interesses difusos e coletivos, inclusive, autorizando a condenação em obrigação de fazer e não fazer. 

O Edital regula o concurso público para provimento de 90 vagas, sendo 15 para cargos de Nível Fundamental, 37 para Nível Médio, 16 Nível Técnico e 22 Nível Superior, além de formação de cadastro reserva para atender às demandas que venham a surgir nos quadros da Prefeitura durante o prazo de validade do concurso público. Um total de 58 pessoas foram aprovadas além da quantidade de vagas em nível superior e estão no cadastro reserva. Em nível superior, o edital elenca vagas para os cargos de Analista de Fundos de Investimento, Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas, Analista de Políticas Públicas, Analista de Sistemas, Arquivista, Auditor de Controle Interno, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Eletricista, Jornalista, Médico Perito e Nutricionista.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!