Pular para o conteúdo principal

Presidente do Judiciário cearense visita, pela 1ª vez, parte do prédio do TJCE após incêndio e resgata toga intacta

 Pela primeira vez desde o incêndio que atingiu o prédio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a presidente do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, visitou as instalações do Palácio da Justiça nesta terça-feira (14/09). Após a vistoria, a desembargadora recebeu dos bombeiros a sua toga, intacta, encontrada nos escombros do gabinete da presidência.

“É um momento de grande emoção porque hoje eu tive a oportunidade de ver e ter acesso a tudo que foi destruído e que foi preservado. Eu ressalto que não houve nenhuma vítima, o acervo processual já está todo digitalizado, sem nenhum problema. A Justiça está trabalhando diuturnamente, todos os desembargadores e servidores”, ressaltou a magistrada emocionada.

Ao receber a toga, que veste desde que ascendeu ao cargo de desembargadora, em 2009, das mãos do comandante da 8ª Companhia de Bombeiros e integrante da Assistência Militar do TJCE, major Erle Rocha, do comandante-geral adjunto Cel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior e da aspirante Bia Úrsula Uchôa de Medeiros, a magistrada agradeceu pela “mão amiga” que tem recebido. “Isso aqui [a toga] é uma dádiva de Deus que eu tive a honra de receber das mãos dos bombeiros, verdadeiros guerreiros. E foi por eles que eu tive essa grande notícia de que minha toga estava aqui, intacta, sem nenhum dano”.

Segundo o major Erle Rocha, a visita só foi possível após laudo técnico de liberação da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Estado. “Ratificamos que ficamos na área que foi liberada pelos engenheiros, que é da metade para o final do prédio, não trespassamos essa área. Nessa parte que entramos, embora muito suja de fuligem, tem muita coisa ainda preservada, que já iniciamos o resgate, como toda a parte do memorial, da capela. Mas tem sim muita coisa ainda para ser resgatada, como bens pessoais, equipamentos. Vamos aos poucos continuar essa operação de resgate até que a gente consiga retirar tudo”, destacou.

O major ainda disse que a operação tem sido montada desde o primeiro dia. “Estamos com viaturas 24 horas aqui, no dia do sinistro nós tivemos cerca de seis viaturas no combate ao incêndio, aproximadamente 60 homens. Uma vez extinguida a chama, continuamos com essa estrutura, além de uma equipe de salvamento, e então iniciamos o resgate de tudo aquilo que não foi incendiado. Embora boa parte da edificação esteja bem preservada, como caiu parte do teto e tem muitos escombros no chão, nós reforçamos a equipe para acompanhar a presidente.”

Durante a visita, a magistrada visitou o local em que ficava o Memorial e celebrou que todas as peças foram retiradas e preservadas. Também reafirmou seu compromisso com a sociedade cearense, “Continuarei seguindo meu projeto de gestão, que tem mais esse desafio. Com a ajuda de Deus e de todos, iremos reerguer o prédio do Tribunal de Justiça. Aqui fica a saudade do prédio, mas a história da Instituição tem continuidade”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!