Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

Retomada // Pavilhão da Magnólia estreia espetáculo presencial nesta sexta

 Há uma festa sem começo que não termina com o fim

Grupo Pavilhão da Magnólia celebra 16 anos estreando o primeiro espetáculo presencial em Fortaleza após um ano e meio de pandemia e teatros fechados

HaUmaFesta-45.jpg

Fotos de Divulgação: Carol Veras

Em sua nova criação, o grupo cearense Pavilhão da Magnólia celebra 16 anos de trabalho continuado e também o reencontro entre artistas e espectadores depois de um ano e meio de teatros fechados. O processo criativo de “Há uma festa sem começo que não termina com o fim” teve início em março de 2021 num projeto de intercâmbio à distância com o coletivo brasiliense Teatro do Concreto. A peça estreia no dia 10 de setembro, às 19h na Casa Absurda e segue temporada às sextas e aos sábados e domingos do mês, com público limitado a 15 pessoas por sessão, atendendo os protocolos de segurança e a venda antecipada se dará pelo Sympla.

Foi no contexto de encontros virtuais que artistas vasculharam seus arquivos pessoais, do próprio grupo e do país em busca de mitos de origem, inícios, marcos e marcas, inspirados pela obra da autora paulista Noemi Jaffe, O livro dos começos (2015). Num momento em que planejar o futuro parecia algo assombroso e impossível diante do medo, do luto e da aguda indignação com o (des)governo do Brasil, revisitar o passado emergiu como um lugar capaz de alimentar os imaginários e movimentar os afetos. Com a gradual retomada de atividades presenciais, a Casa Absurda, sede dos grupos Pavilhão e Prisma, abrigou os ensaios e experimentações com uma equipe reduzida que foi se ampliando com o avanço da vacinação e maior controle da pandemia. A peça, que flerta com a linguagem da palestra-performance e do teatro documentário, aposta no exercício de proximidade depois de tantos isolamentos. Por isso, joga com as memórias do elenco para inscrever o lembrar como ação coletiva que nunca diz apenas daquele que recorda, ao contrário, nos trânsitos entre particular/privado e plural/público tece uma reflexão sobre o Brasil de hoje, ontem e amanhã que parte de cada corpo e aquilo que carrega: do que é visível e do que foi invisibilizado


O espetáculo marca ainda outros começos, como a primeira colaboração do Pavilhão da Magnólia com o diretor Francis Wilker e a dramaturgista Thereza Rocha, ambos professores da Universidade Federal do Ceará interessados nas poéticas contemporâneas, e também com o light designer paulista Guilherme Bonfanti (Teatro da Vertigem) que criou a luz da peça numa parceria inédita com o iluminador cearense Wallace Rios. A viabilização da vinda de Bonfanti se deu numa parceria com Hub Cultural do Ceará - Porto Dragão Centro Cultural - IDM equipamento da Secretaria Estadual da Cultura SECULT através do projeto "Diálogos de Criação”. Já a coprodução com o Projeto Giro das Artes, da Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, proporcionou a interlocução dramatúrgica de Ricardo Cabaça, dramaturgo português com quem o grupo se reuniu virtualmente ao longo do processo e que durante temporada realizará uma conversa pública a partir da experiência.


Sinopse:

Livro é árvore, verso já foi traço escrito na terra arada. Os verbos são passado e presente simultâneos. Nenhuma palavra termina em si mesma, os corpos também não. Num rito coletivo de festa e de teatro, uma casa se reabre às/aos convivas e reaprende: como estarmos juntos novamente? Quatro artistas, tal qual páginas soltas de um livro, folheiam o tempo e convidam o público a percorrer um lugar, um ontem, uma vida, um agora, um país, um amanhã.

SERVIÇO//

Temporada presencial: "Há uma festa sem começo que não termina com o fim"
Estreia sexta (10/09), 19h.
Em cartaz às sextas, sábados e domingos de setembro sempre às 19h.
Loca: Casa Absurda (Rua Isac Meyer, 108. Aldeota)


Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)
Bilheteria: www.sympla.com.br/ha-uma-festa-sem-comeco-que-nao-termina-com-o-fim---temporada-de-estreia-pavilhao-da-magnolia__1336230 

Lotação: 15 pessoas
Classificação: 18 anos
Duração: 120 minutos

Obs: Uso obrigatório de máscara. Acesso permitido mediante apresentação do Cartão de Vacinação com pelo menos 1ª dose de vacina contra Covid-19 ou teste negativo de Covid-19 de até 48 horas antes do evento. Será feita medição de temperatura corporal pela produção do evento.


ficha artística

Elenco: Eliel Carvalho, Jota Júnior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima

Direção e Dramaturgia: Francis Wilker

Codireção e Dramaturgismo: Thereza Rocha

Interlocução dramatúrgica: Ricardo Cabaça/ Lisboa-Portugal

Light Design: Guilherme Bonfanti e Wallace Rios

Direção de Arte: Rodrigo Frota

Pesquisa de movimento: Thereza Rocha

Desenho de som: Ayrton Pessoa Bob

Consultoria histórica sobre o teatro cearense: Ricardo Guilherme

Designer Gráfico e Fotos: Carol Veras

Colaboração artística: Micheli Santini

Produção Executiva: Silvianne Lima

Assistente de Produção: Amália Rodrigues e Luísla Carvalho

Comunicação: Jota Júnior Santos

Realização: Pavilhão da Magnólia e Casa Absurda

Parceria Artística: Teatro do Concreto - Grupo de Pesquisa Horizontes da Encenação

Coprodução: Giro das Artes - Quitanda Soluções criativas - Instituto BR Arte

Parceria: Hub Cultural do Ceará - Porto Dragão - IDM - Secult - Gov. do Estado do Ceará


Contato Imprensa:

contato@pavilhaodamagnolia.com.br

Jota Júnior - comunicação e ator - 85 99690 7906

Francis Wilker - direção e dramaturgia - 85 98865 7030

Thereza Rocha - codireção e dramatugismo - 85 9960 6344

Silvianne Lima - produtora e atriz - 85 99960 6344

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.