Pular para o conteúdo principal

SSPDS realiza campanha “Setembro: é o ano todo” no mês de valorização à vida

 

# # #

O fim do preconceito às doenças mentais, como a ansiedade e a depressão, é fundamental para a prevenção ao suicídio. Neste mês, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) promove a campanha “Setembro: é o ano todo” com ampla programação de rodas de conversas e treinamentos voltados aos profissionais das Forças de Segurança do Estado.

A programação tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde mental, buscando apoio psicológico. A campanha da pasta é realizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

No mês de prevenção ao suicídio, a SSPDS promove um treinamento voltado aos teleatendentes da Ciops. Com a capacitação, a Coordenadoria será a primeira do país a treinar tecnicamente profissionais para situações de atentado à própria vida.

“As ações do mês foram desenvolvidas como estratégias que visam uma melhor qualidade de vida para nossos servidores e colaboradores. Dessa forma, todos estarão mais preparados para lidar com ocorrências atipicas”, explica Nathalya Oliveira, auxiliar administrativo do Núcleo de Qualidade de Vida da Cogep.

O alerta sobre os sinais que levam alguém a tirar a própria vida deve permanecer o ano inteiro. Por isso, a pasta intensifica as ações de comunicação como os profissionais terceirizados e servidores das Forças de Segurança, e também com gestores de suas vinculadas, discutindo como a saúde mental pode contribuir para redução dos índices de mortes autoprovocadas.

Rodas de conversa

Como parte da campanha, a SSPDS realiza a primeira edição do “Café conViva – Diálogo como forma de cuidado”, que acontecerá nos dias 15, 16, 17, 23, 27, 28 e 29 de setembro, para servidores e terceirizados da pasta. As rodas de conversa acontecem na sede da Secretaria, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

“A programação será realizada com todo cuidado, técnica e responsabilidade social, com profissionais especialistas no assunto. A gente vem durante a campanha falar da forma adequada e gerar uma oportunidade de cuidado. É importante falar sobre a prevenção ao suicídio, falar com cuidado, com empatia, saber ser acolhedor e sem julgamentos. Daí a importância de desenvolver essa campanha. A dor e o sofrimento, na nossa sociedade, sempre tem espaço para serem falados. Quando a gente proporciona este espaço, promovemos voz e qualidade de vida para estas pessoas que precisam ser ouvidas”, destaca Bruna Gadelha, gestora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).

Os profissionais interessados em participar das rodas de conversa podem ligar para (85) 3101.6584 da Cogep, para se inscreverem.

Treinamento de teleatendentes da Ciops

A SSPDS realiza, ainda, o curso voltado para os teleatendentes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os profissionais da linha de frente da coordenadoria serão capacitados para atuarem em situações de ocorrências de comportamento suicida.

O treinamento acontece na modalidade presencial no dia 22 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da Abips, na sede da SSPDS. O curso contará com 30 teleatendentes e terá como instrutores, o mestre em Saúde Pública e especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, tenente-coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a psiquiatra Karla Brandão; e a psicóloga Bruna Gadelha, profissionais da Assessoria Biopscicossocial da SSPDS. Com a capacitação, os atendentes irão atuar de maneira resolutiva nas ligações. O encerramento do curso será no dia 28 de setembro com a entrega de certificados.

“O curso foi uma proposta de criar uma linha da vida para a Segurança pública para os teleatendentes fazerem essa acolhida, por meio de uma escuta diálogo, que é um método especializado para crises suicidas. O tipo de escuta é específico para crises e tentativas suicidas, integrando as Forças da Segurança Pública por meio de suas vinculadas. Com essa capacitação o Ceará será um estado pioneiro com esse tipo de atendimento”, ressalta o tenente-coronel, Edir Paixão, do CBMCE.

Edir Paixão, oficial bombeiro militar, é um grande estudioso do tema ‘prevenção ao suicídio’ e tem levado o nome da corporação a dezenas de lugares do Brasil e do mundo com palestras sobre o assunto.

Programação – Setembro Amarelo

15/09
9h – Café conViva
Local: Auditório da Assessoria Biopsicossocial (Abips)
Público-alvo: Profissionais da sede da SSPDS

16/09
14h – Café conViva
Local: Auditório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
Público-alvo: Profissionais da Pefoce

17/09
14h – Café conViva
Local: Auditório da Coordenadoria de Inteligência (Coin)
Público-alvo: Profissionais da Coin

22/09
8h às 17h – Treinamento Teleatendimento em Crise Suicida
Local: Auditório da Assessoria Biopsicossocial (Abips)
Público-alvo: Profissionais da Ciops

23/09
14h – Café conViva
Local: Sala de Situação da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops)
Público-alvo: Profissionais da Ciops

27/09
14h – Café conViva
Local: Foyer da Academia Estadual de Segurança (Aesp)
Público-alvo: Profissionais do Aesp

28/09
9h e 14h – Café conViva
Local: Auditório da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)
Público-alvo: Profissionais da Ciopaer

29/09
9h – Café conViva
Local: Auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Público-alvo: Profissionais do CBMCE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!