Pular para o conteúdo principal

Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro Milotano é indicado para pacientes com carcinoma adrenocortical

  Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou o fornecimento do medicamento Mitotano a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com carcinoma adrenocortical (CAC) – câncer raro, agressivo e sem alternativa terapêutica eficaz. O tribunal acolheu parcialmente a tutela provisória de urgência (liminar) pedida pelo Ministério Público Federal em recurso, após a negativa do pedido em primeira instância. A decisão reconhece a urgência da situação e o risco concreto à vida dos pacientes que estavam sem acesso ao medicamento. De acordo com o pedido do MPF. o Mitotano, que já foi comercializado no Brasil com o nome comercial Lisodren, é utilizado no tratamento do carcinoma adrenocortical desde a década de 1960 e é reconhecido como a primeira e mais eficaz opção terapêutica para a doença. O medicamento é indicado tanto para casos de tumores inoperáveis, metastáticos ou recorrentes quanto como terapia adjuvante, para reduzir o risco de recid...

Vereadora Priscila Costa participa do Simpósio da Cidadania Cristã e se encontra com a ministra Damares Alves

 



A vereadora conservadora Priscila Costa participou do Simpósio da Cidadania Cristã, em Brasília, promovido para lideranças religiosas. O evento, que ocorreu no último dia 5 de outubro, contou com a presença de líderes do alto escalão do Governo Federal.


Na ocasião, a parlamentar se reuniu com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.


"Tratamos das questões envolvendo a família e os valores cristãos. Conversamos também sobre o cenário político para 2022", declarou Priscila Costa.


Uma de suas pretensões é se candidatar ao cardo de deputada federal.  "Nosso mandato tem sido pautado na ética, no respeito aos valores cristãos, da família e da mulher. Nossa ideia, para o ano que vem, é fazer muito mais pelo povo do Ceará em Brasília", adianta a parlamentar.


Antes de qualquer decisão, Priscila aguardará uma sinalização da ministra Damares. "Há possibilidade de tratarmos de desafios ainda maiores", finaliza a vereadora de Fortaleza.

Comentários