Pular para o conteúdo principal

AL debate os seis anos da Chacina do Curió em audiência pública Destaque

 

AL debate os seis anos da Chacina do Curió em audiência pública
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promove audiência pública, nesta próxima segunda-feira (08/11), às 14h, para discutir os seis anos da chacina do Curió. Proposto pelo presidente do colegiado, deputado Renato Roseno (Psol), o debate acontece no âmbito da Semana Cada Vida Importa e será realizado no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Casa, e será exibido pela TV Assembleia (canal 31.1).
 
Na chacina do Curió – ocorrida entre os dias 11 e 12 de novembro de 2015, nos bairros Curió, Alagadiço Novo, São Miguel e Messejana, em Fortaleza – 11 pessoas foram assassinadas e outras sete ficaram feridas.
 
As vítimas tinham idades entre 16 e 37 anos, sendo a maior parte formada por adolescentes: Antônio Alisson Inácio Cardoso, 17; Jardel Lima dos Santos, 17; Álef Sousa Cavalcante, 17; Marcelo da Silva Mendes, 17; Patrício João Pinho Leite, 16; Jandson Alexandre de Sousa, 19; Francisco Enildo Pereira Chagas, 41; Valmir Ferreira da Conceição, 37; Pedro Alcântara Barroso, 18; Marcelo da Silva Pereira, 17; Renayson Girão da Silva, 17.
 
Conforme Renato Roseno, até o momento, ainda não houve o julgamento dos 34 policiais militares acusados, que irão a júri popular. Não houve também a efetivação de outras medidas de reparação por parte do Estado, com o reconhecimento formal e respeito à memória das vítimas.
 
O parlamentar ressalta ainda que, de acordo com a Nota Técnica 02/2021 do Comitê de Prevenção à Violência, o monitoramento dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) no Ceará mostra que a vitimização de adolescentes deu um salto em 2014 e se mantém alta desde então. Cerca de 5.585 meninas e meninos de 10 a 19 anos foram mortos no estado, entre 2014 e junho de 2021, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
 
“Como medida criada para incidir na temática dos homicídios, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei 16.492/2017, de nossa autoria, que instituiu a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, declarando também o dia 12 de novembro como Dia Estadual de Prevenção de Homicídios de Jovens. A iniciativa objetiva sensibilizar a população acerca do alto índice de mortalidade juvenil no estado do Ceará, bem como promover o debate entre a sociedade civil e a administração sobre as políticas públicas de prevenção que contribuam para reduzir esse índice, sobretudo durante a referida semana instituída”, informa Roseno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340