Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza consolida modelo de diálogo com as comunidades no primeiro ano de criação da Secretaria de Relações Comunitárias Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular

  : Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade (Foto: Felipe Abud) A Prefeitura de Fortaleza celebra a criação da Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), instituída em 2025, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o poder público municipal e as comunidades. Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade, consolidando um modelo institucional de diálogo voltado à ampliação da participação social e à qualificação dos processos de escuta e encaminhamento das demandas territoriais. Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular, promovendo maior aproximação entre a administração municipal, os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) e as demais lideranças comunitárias das 12 regionais de Fortaleza. A atuação integrada com as demais secretarias municipais tem contribuído para uma gestão mais eficie...

Polícia Civil prende casal envolvido na ocultação de cadáver de recém-nascido em Caucaia

 

Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 18º Distrito Policial (18º DP) resultou na prisão, nessa segunda-feira (08), de um casal identificado como Antônio José Cardoso Cunha (36) e Jamile Rolim da Silva (20). O homem e a mulher são suspeitos de ocultar o cadáver de um recém-nascido de oito meses. Jamile deu à luz a um bebê e o matou. Em seguida, ela entregou ao suposto pai, Antônio José, líder religioso, que, por sua vez, ocultou o corpo em uma estação de resíduos, um bueiro, no bairro Marechal Rondon, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza. Após diligências, o corpo da vítima foi encontrado por policiais civis.

Após serem acionados com a informação que uma mulher deu entrada em um hospital com sinais de aborto, os policiais civis colheram informações acerca da morte do recém-nascido, deram início às investigações e chegaram aos nomes dos suspeitos. A partir dos levantamentos policiais, o corpo do recém-nascido foi encontrado e os suspeitos presos em flagrante por homicídio e ocultação de cadáver.

“Esse trabalho investigativo da Polícia Civil culminou na prisão de duas pessoas. Um casal, que tinha um relacionamento extraconjugal. Tudo iniciou após a entrada de Jamile no hospital, depois desse fato a Polícia Civil deu início ao trabalho investigativo. Antônio José instigou para que houvesse o aborto, que na verdade acelerou o parto. A elucidação foi muito rápida, embora os depoimentos dos dois sejam divergentes. Ela confessou em detalhes e chegamos aos fatos. O que apuramos é que ele queria ser visto com credibilidade na comunidade, por ser um líder religioso, e esse filho e o relacionamento extraconjugal iriam comprometer essa imagem que ele almejava. Essa seria a motivação. E ela atendeu ao pedido dele”, explica o delegado Harley Filho, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Sobre o crime

Jamile teve um relacionamento amoroso com Antônio José, líder religioso, que, em um imóvel, morava no 1º andar com sua esposa, e no térreo mantinha uma igreja e, nos fundos da residência, possuía cômodos que ele abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social. Jamile foi uma dessas pessoas acolhidas pelo pastor e passou a manter um relacionamento com o homem. Ela engravidou e para que esposa não soubesse do caso extraconjugal que resultou na gravidez, o homem sugeriu o aborto da criança.

No último sábado (6), Jamile foi até a residência de um parente, onde tomou um abortivo e deu à luz a uma criança de oito meses, que nasceu viva. Ela então desferiu golpes com um garfo no pescoço e sufocou a criança, que foi a óbito. A mulher escondeu o corpo do bebê em um móvel da residência. No domingo (7), Antônio José, por sua vez, ocultou o corpo do recém-nascido em uma estação de resíduos, um bueiro, no bairro Marechal Rondon.

Denúncia

A Polícia Civil mantém as investigações sobre a atuação dos presos em crimes que são apurados pelas delegacias do DHPP. A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e para o número (85) 99111-7498 que é o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.