Foto e texto: Ana Luzia Brito - Semace
Dez trechos da orla de Fortaleza estão em conformidade, segundo novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nessa sexta-feira (11). O documento elaborado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia destaca o setor Centro com maior quantidade de trechos próprios: seis no total.
Os trechos adequados do setor Centro são compreendidos pelos postos 15 - entre Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió; posto 16 - entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema; posto 17 - entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira; posto 19 - entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa; posto 20 - entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro; e posto 21 - entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário.
Em seguida o documento traz o setor Oeste e Leste com três e um trecho em conformidade, respectivamente.
A Semace informa também que durante a coleta nos trechos do setor Leste, a equipe da Geamo identificou presença de manchas de óleo. Por esse motivo e como medida preventiva, os postos 01 ao 08 foram marcados com o numeral um entre parêntese (1), indicando ocorrência do material. A autarquia não recomenda o banho nessas localidades.
Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.
Chuvas na Capital
Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da aucetarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.
Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.